Serviço Social na Educação é tema da abertura da Semana do/a Assistente Social 2012

O Serviço Social é uma profissão que atua nas múltiplas expressões da questão social, visando a garantia de direitos, podendo o profissional desenvolver suas atividades em diversas áreas tais como: saúde, previdência, habitação, assistência social, justiça, sistema prisional, entre outros. Mas foi a inserção do profissional de Serviço Social na Educação o tema da abertura da Semana do Assistente Social 2012, que ocorreu na noite desta segunda-feira, 14 de Maio, no Teatro Tiradentes – UNIT Campus Centro, e reuniu diversos estudantes, docentes e profissionais da área de Serviço Social.
h
A noite teve início com a apresentação cultural de uma dupla de voz e violão, que tocou diversas músicas de MPB enquanto os participantes do evento de Serviço Social começavam a chegar no Teatro. Logo depois foi o momento da abertura oficial da Semana, com a exibição da homenagem ao Dia do/a Assistente Social feita pelos/as professores/as do curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes, denominada “A Nossa História de Sucesso Continua”.
h
O debate de abertura da Semana do/a Assistente Social teve como tema “Serviço Social na Educação: uma inserção possível e necessária”, realizado pela Assistente Social do Instituto Federal da Bahia e mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Heide de Jesus Damasceno. A Assistente Social baiana pontuou as perspectivas e desafios da atuação do Assistente Social na Educação.
h
“É necessário fazermos a defesa da Educação como Política Pública, como Direito Social, já que o papel da escola como equipamento social de produção e reprodução é grande. Por isso mesmo, os Assistentes Sociais precisam reconhecer as contradições da profissão e os planos de tensão/conflito presentes também na Educação, critérios meriocráticos valorizados especialmente pelos financiadores da Educação. É preciso identificar os sujeitos políticos que o nosso Projeto Ético Político se aproxima”, afirmou Heide Damasceno.
h
Segundo a coferencista, existem demandas atuais devido ao fato de haver diversos profissionais atuando no espaço escolar. “Os maiores desafios são em torno da falta de gestão definida. Precisamos priorizar o fortalecimento das equipes multiprofissionais (número, espaços de capacitação, reflexões sobre análises institucionais, conceitos) e a maior articulação entre os profissionais para o acompanhamento dos estudantes. Devemos ter atenção às demandas como saúde, relações étnico-raciais, além de consolidar a intersetorialidade das Políticas Sociais que atua e entre os profissionais”,ressaltou Heide.
h
O debate foi coordenado pela 2ª Tesoureira do CRESS/SE, Ana Caroline Trindade. Para ela, a importância desse primeiro momento da semana unificada de Serviço Social é organizar junto com as UFA’s e representação discente uma programação com discussões que centralizam o debate da educação enquanto direito social e que deve ser concebida enquanto política pública, gratuita e de qualidade. “O desafio posto para o CRESS/SE nessa semana é articular os diversos sujeitos que constroem o Serviço Social em Sergipe e mobilizar nossos profissionais e estudantes para participarem da vasta programação durante a Semana”, avaliou Ana Caroline.
h
Na terça-feira, Dia do/a Assistente Social, será o dia mais importante da Semana. Às 8h a categoria fará uma mobilização na Praça Fausto Cardoso para ir assistir o pronunciamento de deputados estaduais sobre o Dia do Assistente Social na Assembléia Legislativa de Sergipe. Logo após, o CRESS/SE promove uma mostra sobre o Serviço Social na Praça Fausto Cardoso.
h
A Gestão “Unir Forças para Avançar nas Lutas” convida a todos os profissionais a participarem deste ato, mostrando o seu tamanho, protagonismo e importância para a sociedade civil e política presentes nestes espaços. Participem!