Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Serviço Social na luta pelo direito à Comunicação

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Aprofundar sobre a implantação da Política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS e avançar na luta pelo direito à comunicação. Estas foram algumas das propostas do 2º Seminário Nacional de Comunicação do Conselho Federal e Regionais, realizado no dia 8 de setembro, em Florianópolis (SC), reunindo conselheiros/as e assessores de comunicação do Conjunto.

Num contexto de inovações tecnológicas no campo de comunicação e, principalmente, de profunda e absurda concentração dos meios de comunicação nas mãos de pequenos, mas poderosos grupos e conglomerados midiáticos, é urgente a luta dos/as assistentes sociais pela comunicação como bem público e direito humano; a comunicação para o fortalecimento dos movimentos sociais e da classe trabalhadora na perspectiva crítica e emancipatória; e, fundamentalmente, a participação e o controle social no monitoramento dos meios de comunicação.

“São quase vinte anos de acúmulo que construímos, tijolo por tijolo, no campo da comunicação. E é hora de aprofundarmos ainda mais neste campo que tem interface ao Serviço Social”, contextualizou a coordenadora da Comissão de Comunicação do CFES, Kênia Augusta Figueiredo, durante a mesa de abertura do Seminário, que contou também com a participação da coordenadora Nacional de Pós-Graduação da ABEPSS, Sâmya Rodrigues Ramos, da presidente do CRESS-SC, Miriam Martins Vieira da Rosa, e da vice-presidente do CFESS, Sâmbara Paula Ribeiro.

“Estes Seminário é um espaço de aperfeiçoamento não só da Política de Comunicação, mas também de seus instrumentos”, afirmou Sâmya, da ABEPSS.

A presidente do CRESS-SC destacou a importância de o Regional ter sediado o evento, que levanta mais uma bandeira de luta para a profissão.

E para encerrar o primeiro momento do Seminário, a vice-presidente do CFESS Sâmbara reforçou: “o Conjunto CFESS-CRESS é impelido a pensar formas de resistência e definir estratégias de enfrentamento da barbárie. E a comunicação entra nesse âmbito, área que possui interface dialética com a realidade social, política e econômica”.

O 2º Encontro Nacional de Comunicação é uma deliberação do 38º Encontro Nacional do Conjunto. A primeira edição foi realizada em 2006, no Espírito Santo.

Comunicação e democracia em tempos do capital fetiche
Este foi o tema da primeira mesa-redonda do dia. O professor-doutor aposentado da UnB e articulista do Observatório da Imprensa, Venício Artur de Lima, contextualizou as discussões no âmbito da comunicação como direito público.

Leia mais…

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br