12 de agosto – Dia de luta contra a violência no campo – Marcha das Margaridas

Nesta quinta-feira, 12 de agosto, é o Dia de Luta contra a Violência no Campo e das Marchas das Margaridas. O CRESS Sergipe vem reforçar a importância dos direitos dos/as trabalhares/as do campo.

A data lembra o assassinato de Margarida Alves, em 1983, que lutou contra as injustiças no campo e foi morta em Alagoa Grande, na Paraíba. A líder sindical foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e lutou para que os trabalhadores do campo tivessem seus direitos respeitados, como carteira de trabalho assinada, férias, 13º salário e jornada de trabalho de 8 horas diárias. Seu assassinato, encomendado por fazendeiros, foi uma tentativa de abafar as denúncias de abusos e desrespeito aos direitos dos trabalhadores nas usinas da região, feitas pela sindicalista.

Com a famosa frase “É melhor morrer na luta do que morrer de fome”, Margarida Alves denunciou que vinha recebendo ameaças de morte, durante seu discurso na comemoração do Dia do Trabalhador, em 1º de maio de 1983.

Margarida transformou-se em símbolo de resistência e luta contra a violência no campo, pela reforma agrária e fim da exploração dos trabalhadores rurais. Hoje, a Marcha das Margaridas simboliza a continuidade dessa luta.

✊🏾✊🏽A luta pelos direitos dos/as trabalhadores do campo também é uma bandeira do Conjunto CFESS/CRESS!