Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

3 de julho – Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Neste sábado, 3 de julho, é o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. A data faz referência à aprovação pelo Congresso Nacional em 3 de julho de 1951, da Lei nº 1.390, como a primeira lei contra o racismo no Brasil. Mais adiante, a Lei nº 7.437/1985 deu nova redação a esta: Inclui, entre as contravenções penais a prática de atos resultantes de preconceito de raça, de cor, de sexo ou de estado civil.

No Serviço Social, a pauta sobre a discriminação racial, que envolvem a população negra, indígenas, orientais, entre outras, está muito presente. A defesa pelos direitos e contra a discriminação está fundamentada pelos princípios do Código de Ética e destacadas nas Bandeiras de Lutas da categoria.

No Brasil, ainda são muito frequentes as questões de desigualdades raciais, principalmente com a pandemia da covid-19, que acentuou as dificuldades de acesso aos direitos básicos. As comunidades indígenas, por exemplo, vêm sofrendo frequentemente ataques de preconceito e discriminação. Esta população vêm perdendo seus direitos à vida, à terra e à subsistência.

➡️ O CRESS-SE reforça a importância dos/as assistentes sociais promoverem ações de combate e percepção sobre qualquer prática de preconceito por cor ou raça.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br