Assembleia do CRESS Sergipe elege comissão eleitoral para o pleito do conjunto CFESS-CRESS

Reunidos em Assembleia Geral do Conselho Regional de Serviço Social – 18ª Região (CRESS/SE), os/as assistentes sociais de Sergipe elegeram, nesta quinta-feira, 17, os membros da comissão eleitoral.

A Comissão foi eleita tendo como referência o Código Eleitoral do Conjunto CFESS/CRESS, e será responsável por coordenar, com lisura, o processo eleitoral do regional, que acontece no primeiro semestre de 2020. O calendário das eleições é nacional e foi estabelecido de acordo com as normas regimentais e do Código Eleitoral em vigor.

A categoria escolheu por aclamação a assistente social e agente fiscal do CRESS Sergipe Roberta Kelly Cardoso de Lima Silva, e as assistentes sociais Janaílza Vieira de Lima, Sandra Medeiros S. Pantaleão e para compor a comissão eleitoral. Como suplentes, foram eleitas Iraci Rodrigues de Sá Teles  e Rosilene Oliveira dos S. Pinheiro.

Durante a assembleia, a presidente do CRESS Sergipe, Joana Rita Monteiro Gama, reafirmou a importância do pleito e reforçou o convite à categoria a participar do processo eleitoral. “As eleições do conjunto CFESS-CRESS.

A próxima eleição será a primeira a adotar a modalidade online para a escolha das novas direções dos CRESS em todo o país e do Conselho do CFESS. A decisão foi tomada durante o 46º. Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, em 2018, durante uma Plenária Nacional Ampliada especificamente convocada para esse fim, nos termos do Estatuto do Conjunto.

De acordo com o CFESS, a mudança irá ampliar a transparência e a democracia interna do processo eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS. O objetivo é ampliar a participação e minimizar os custos financeiros com as eleições do conjunto.

Encontro Nacional do conjunto CFESS-CRESS

A presidente do CRESS Sergipe, Joana Rita Monteiro Gama, fez o repasse das principais deliberações do 48º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, realizado em Belém do Pará, entre os dias 05 a 08 de setembro, com a participação de representantes da direção do conselho e da base da categoria.

Com o tema, “A voz resiste, a fala insiste. Quem viver verá!”, o encontro avaliou as ações planejadas em 2017, seu cumprimento, dificuldades e desafios e definiu as prioridades de ação em cada eixo temático para as gestões dos Conselhos em 2020 nos eixos: orientação e fiscalização profissional, seguridade social, comunicação, ética e direitos humanos, administrativo-financeiro, formação profissional e relações internacionais.

Aprovada no Encontro Nacional do conjunto CFESS-CRESS, a Carta de Belém foi apresentada durante a assembleia da categoria. “O documento traz uma síntese das principais reflexões e posicionamento da categoria diante do cenário sociopolítico do pais, reafirma os valores ético-políticos de defesa intransigente dos direitos humanos e da luta social em favor da classe trabalhadora e da soberania da Amazônia”, avaliou a presidente do CRESS.

Prestação de contas e anuidade

O conselheiro do CRESS Sergipe, André Dória apresentou a prestação de contas do conselho. Os dados de evolução de receita e despesas do CRESS Sergipe apresentados são referentes ao período de janeiro de 2018 a julho de 2019.

A categoria também aprovou o percentual de reajuste da anuidade para o ano de 2020: 3,16%. O conselheiro André Doria, explicou que no último Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, foram deliberados os patamares mínimo (R$ 379,65) e máximo (R$ 602,19) de valores da anuidade para o ano de 2019 para pessoa física. O patamar único para pessoa jurídica é de R$ 602,19.

“Após diálogo e avaliação do cenário de arrocho salarial, considerando as perdas de direitos aos trabalhadores, deliberamos pelo valor de R$ 491,26, com reajuste de 3,16%, que representa apenas o índice da inflação do período de agosto de 2018 a julho de 2019. O reajuste resulta numa diferença de apenas R$ 15,04 por ano”, avaliou André Dória.