Assistentes Sociais de Sergipe apresentarão trabalhos aprovados no XIII CBAS

O CBAS é o maior evento do Serviço Social brasileiro, realizado a cada três anos, e reúne em torno de 3.000 profissionais e estudantes. É um evento de natureza político-científica, cujos debates subsidiam a construção da agenda das entidades nacionais da categoria – Conjunto CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO – para o próximo triênio. Constitui, ainda, importante espaço de divulgação da produção científica e técnica da área do Serviço Social, através da apresentação de trabalhos e comunicações pelos profissionais e estudantes e do lançamento de livros.

No período de 31 de julho a 05 de agosto de 2010, em Brasília, o XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais será realizado com o tema central “Lutas sociais e exercício profissional no contexto da crise do capital: mediações e a consolidação do projeto ético-político do Serviço Social”.

A mais profunda crise do capital desde o início dos anos 70 do século XX é o cenário no qual se inscreve esse XIII CBAS, o que determina o movimento dos sujeitos históricos e produz impactos na economia, na política e na cultura, com implicações para os trabalhadores, dentre os quais os assistentes sociais. Trata-se de um momento de inflexão histórica, que atinge diretamente as condições do exercício profissional: pelo lado da demanda que aumenta exponencialmente; pelas condições de trabalho que se deterioram visivelmente com parcos investimentos e precarização da formação e do exercício profissionais; ou mesmo pela organização política e campo de alianças que devemos estabelecer para a resistência à barbarização da vida social.

O XIII CBAS coloca no centro da agenda o exercício profissional e os sujeitos políticos que hoje se inscrevem na sociedade brasileira, tendo em perspectiva a busca das mediações necessárias na articulação entre o projeto ético-político profissional e os projetos societários que preconizam a construção de uma nova ordem social, resistindo à dominação capitalista nas esferas econômica, social, política e cultural.

Trabalhos:
O SERVIÇO SOCIAL E A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFS: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL NO
PERÍODO DE 2009.
Educação, Comunicação e Cultura — Educação, Comunicação e Cultura / Educação
Ingredi Palmieri Oliveira, Ana
Paula Leite Nascimento, Ana
Paula Gama Santa Bárbara,
Lucyana Barros Santos, Maria
Auxiliadora Silva Moreira Oliveira, Vania de Jesus

data apresentaçã 3/ago sala M4 horario 14-18H

O SERVIÇO SOCIAL E A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFS: uma análise do Programa de Inclusão Social no período de 2009.

RESUMO: O artigo analisa o Programa de Inclusão Social – PISOC, do Instituto Federal de Sergipe, que faz parte da Assistência Estudantil da instituição. Aborda-se a relação entre o Serviço Social e a Assistência Estudantil, particularizando a execução do PISOC em 2009. Apontam-se os avanços e desafios da Assistência Estudantil nos marcos da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Poster
Educação, Comunicação e Cultura — Educação, Comunicação e Cultura / Educação

Vania DE Jesus

data: 2/ago horario 18-19H

ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE SERGIPE: TRAJETÓRIA HISTÓRICA E REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO.

RESUMO

O presente trabalho teve como perspectiva de análise, resgatar a história dos profissionais de Serviço Social que atuaram na década de 1990, na Escola Técnica Federal de Sergipe/Unidade Aracaju. Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi conhecer e analisar a atuação do Serviço Social na Escola Técnica Federal de Sergipe/ unidade Aracaju nos anos 1990, tomando como categoria de análise o perfil do profissional e o processo de trabalho desenvolvido. Desta forma, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico e compreensão da historicidade dos fatos, e a pesquisa empírica para uma maior proximidade com a realidade. Como resultado, considerou-se que o processo de trabalho do serviço social é determinado pelas configurações estruturais e conjunturais da questão social e pelas formas históricas de seu enfrentamento.