Assistentes sociais deliberam venda de imóvel durante assembleia do CRESS

001 Dezenas de Assistentes Sociais da capital e do interior se reuniram na tarde desta quinta-feira, 18, para deliberar sobre as ações do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 18ª Região/SE (CRESS/SE), durante a realização de mais uma assembleia geral da categoria. A atividade ocorreu na sede cultural do SINDIJUS.

Durante a assembleia, os assistentes sociais aprovaram, por unanimidade, a venda do imóvel de posse do CRESS, localizado na Rua Itaporanga. O imóvel foi comprado em 2007 com a intenção de ser reformado antes de ser utilizado como sede do conselho, porém, devido à escassez de recursos para realizar a reconstrução do espaço, este passou a, cada vez mais, se degradar e chegou a ser ocupado por uma família desabrigada, em 2013.

Hoje, oito anos após a compra, “O terreno é valorizado apenas pelo local onde ele está localizado, porque as condições do imóvel mostram que eles está muito degradado. A estimativa de custo para uma reforma é de em torno de 100 mil reais”, lamentou Thainara Guimarães, conselheira do CRESS/SE.

A presidente do CRESS, Itanamara Guedes destacou que, além de estar perdendo valor de mercado, o imóvel tem onerado o conselho com custos como aparato de segurança, que chegou a quase 8 mil reais. “O CRESS não possui recursos para realizar a reforma e já recebemos a visita de duas pessoas manifestando o interesse de compra da casa: a antiga dona e o vizinho do imóvel”, explicou a presidente.

Diante da situação, além de aprovarem a venda, os assistentes sociais deliberaram pela criação de uma comissão mista com a participação de membros da gestão e da base do CRESS para acompanhar os trâmites comerciais. “A ideia é manter a transparência e a lisura do processo” explica a oresidente. Foram, então, eleitos para compor a comissão Fábio dos Santos, Heloísa Santos, Thainara Guimarães, Vanessa Almeida, Itanamara Guedes e João Carvalho, assessor jurídico do CRESS.

Âmbito sociojurídico

09

Após historicizar as principais ações já realizadas pelo CRESS/SE desde o ano de 2005, a presidente do CRESS, Itanamara Guedes, apresentou um relatório contendo o resumo dos principais problemas do ponto de vista ético e técnico do exercício profissional dos assistentes sociais do Tribunal de Justiça de Sergipe, constatadas pelo conselho por meio de visitas de fiscalização.

Considerando a situação dos profissionais que atuam no âmbito sociojurídico, a assembleia construiu uma agenda de lutas a serem travadas preferencialmente com o apoio do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe (Sindijus). Entre as principais ações estão uma campanha de valorização dos assistentes sociais do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e a solicitação de uma reunião com a presidência do TJSE para apresentar as pautas de reivindicação da categoria e cobrar a convocação dos assistentes sociais aprovados no último concurso público realizado pelo órgão. Por fim, o CRESS/SE colocou à disposição para construir o Seminário das analistas do TJSE, que acontece ainda este ano.

Eleição de delegados

A assembleia também foi espaço de eleição dos delegados que irão representar o CRESS/SE no 44º Encontro Nacional CFESS/CRESS, a ser realizado no período entre 04 e 07 de setembro, no Rio de Janeiro. Após explicar o método de divisão de vagas entre a direção e a base da categoria, a conselheira Magaly Nunes de Gois conduziu a eleição dos delegados que compõem a base do conselho: Fábio Santos e Ygor da Silva Machado.

Prestação de contas

07

Ainda durante a audiência, a conselheira Ingredi Palmieri apresentou o relatório de Prestação de contas das ações político-financeiras da Gestão: Ousar, Lutar e Avançar. “As informações acerca da prestação de contas financeiras serão, como é prática cotidiana do CRESS/SE, disponibilizadas no site da instituição”, frisou a conselheira, reforçando a importância da transparência na gestão de recursos.

Ingredi apresentou também as principais realizações das comissões que compõem o conselho – Administrativo-financeira, políticas públicas, orientação e fiscalização e ética – além de destacar os eventos realizados, apoiados e prestigiados pelo CRESS/SE, entre os quais figuram a Semana do/a Assistente Social 2015, ocorrida em maio deste ano.

Aracaju

12

Ainda duranta a assembleia, foram apresentados os encaminhamentos realizados pelo Conselho a respeito das condições técnicas e éticas de trabalho dos Assistentes sociais da prefeitura de Aracaju. Neste sentido, a presidente do CRESS Itanamara Guedes citou diversas ações, entre elas a mobilização da categoria e a participação da entidade na pré-conferência de assistência social de Aracaju, realizada nesta quarta-feira. Outra importante ação realizada foi audiência pública na Câmara de Vereadores de Aracaju, momento em que as principais entidades representativas dos assistentes sociais – CRESS, CFESS e SINDASSE – denunciaram a precariedade das condições de trabalho em Sergipe e, em especial, em Aracaju.

Diante da recusa do Secretário Municipal de Saúde de Aracaju em receber os assistentes sociais para debater as condições do exercício profissional, o CRESS/SE reafirmou que irá realizar uma plenária com os assistentes sociais da secretaria para reavaliar os encaminhamentos e apontar novos caminhos para buscar superar as dificuldades enfrentadas pela categoria. Também foi deliberado que o CRESS/SE realizará uma plenária com os assistentes sociais que atuam no âmbito do SUAS a fim de ativar comissão já criada com a mesma finalidade, formada pelos profissionais da para que atuam da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social de Aracaju.

Ao final da assembleia, a direção do CRESS ressaltou a importância da unificação das pautas e aproximação de espaços e entidades e reafirmou sua disposição em construir a luta por melhores condições de trabalho lado a lado com o SINDASSE.