Assistentes sociais do Sertão participam da Oficina Regionalizada em Glória

A segunda Oficina Regionalizada do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) foi realizada em Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão Sergipano, nesta terça-feira (24). O evento faz parte da programação do Encontro de Assistentes Sociais de Sergipe, em comemoração ao Dia do/a Assistente Social, celebrado em 15 de maio e foi realizado presencialmente na Universidade Federal de Sergipe (UFS) Campus do Sertão.

O assistente social, conselheiro do CRESS Sergipe e secretário de Assistência Social de Nossa Senhora de Lourdes, Ricardo Marques, fez a abertura do evento. Participaram da mesa de abertura a presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher; o palestrante Fábio dos Santos Barbosa; a assistente social do Campus do Sertão, Taira Cris de Jesus Moreira; e a assistente social e secretária de Assistência Social de Gararu, Bruna Santos.

A presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, durante sua fala na mesa de abertura, enfatizou as principais ações realizadas pela atual gestão do CRESS Sergipe, reforçando o trabalho da fiscalização no interior, da capacitação profissional com a realização de cursos, além da defesa do CRESS pela priorização da vacina contra a covid-19 dos profissionais de Serviço Social e da luta pela manutenção dos/as assistentes sociais e psicólogos/as na Lei do Fundeb.

“Mesmo na pandemia, nós priorizamos atender aquilo que era uma reclamação da base. Então, em outubro de 2020, iniciamos a interiorização da Fiscalização do CRESS. Quando assumimos, fizemos uma avaliação do trabalho e por ano eram realizadas em torno de dez visitas. Então constatamos que o que a categoria reclamava era algo necessário. Ano passado, realizamos 136 visitas e tem sido muito boa a recepção de vocês, mas temos encontrado muitas situações descabidas de atribuições indevidas e sem nenhuma condição ética e técnica de trabalho”, disse a presidente, acrescentando que o CRESS realizou ainda Concurso Público, manteve o valor da anuidade sem aumento por dois anos seguidos e reforçou que o site do CRESS passará por reformulação e modernização.

A assistente social Taira Cris parabenizou a atual gestão do CRESS por se aproximar da categoria. “Quero parabenizar o CRESS Sergipe pelo evento e pelas lutas que vem fazendo, pela gestão brilhante que vem fazendo. É notória a forma como vocês vêm se empenhando para buscar estar mais próximos dos assistentes sociais. Isso é muito importante porque o dia a dia dos assistentes sociais é muito difícil, com várias facetas e nos coloca numa série de questões para enfrentar. Então é extremamente importante que o CRESS esteja presente e que se preocupe com os processos formativos da nossa categoria. E nada mais importante para a gente, que a UFS fosse o espaço dessa discussão de hoje”, afirmou ela, representando a UFS.

“Fico muito feliz por ser assistente social, por estar na luta. A gente sabe que essa é uma profissão de luta, ninguém romantiza. Sabemos das lutas que vivenciamos no dia a dia, no nosso cotidiano. Estou muito feliz de estar participando desse momento enquanto assistente social e enquanto gestora também, pois podemos mostrar os desafios que a gente vem enfrentando”, disse a secretária de Assistência Social de Gararu, Bruna Santos.

Palestra

Durante a palestra, Fábio dos Santos Barbosa, que é assistente social da UFS e da Fundação Hospitalar de Saúde, e doutorando em Serviço Social da UFRJ, abordou o tema: “Expressões da reconfiguração do trabalho de Assistentes Sociais no capitalismo contemporâneo”.

O palestrante parabenizou a iniciativa do CRESS na realização desse evento. “O CRESS está fazendo a interiorização das atividades para comemorar o dia do assistente social, levando o CRESS para a base. Vimos hoje que profissionais de vários municípios compareceram, então tocar a categoria que está longe do conselho e poder trazer o debate sobre a reconfiguração do trabalho para os assistentes sociais, diante da precarização que a gente vem sofrendo, do desemprego, das condições cada vez mais rebaixada, é muito importante discutir olho no olho com os profissionais. Isso ajuda o CRESS a pensar em alternativas e outras formas de luta e resistência para garantir melhores condições éticas e técnicas”.

Fábio também reforçou a importância de trazer a temática sobre as novas configurações do trabalho, como o teletrabalho no Serviço Social, que aumentou durante o período da pandemia. “Na pandemia muitos assistentes sociais tiveram que fazer o teleatendimento, utilizando as tecnologias de informação. Mas essa é uma novidade para nós, pois se tornou parte da nossa rotina de trabalho. Isso precisa urgentemente de normatização”, finalizou.

Participaram da oficina a conselheira do CRESS Sergipe, Indiana Vieira, e diversas/os assistentes sociais dos municípios de Glória, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora de Lourdes, Monte Alegre, Gararu, Gracco Cardoso, Feira Nova, Itabi, Porta da Folha e Nossa Senhora Aparecida.