ASSISTENTES SOCIAIS E DEMAIS TRABALHADORES DO INSS CONSEGUEM GRANDE VITÓRIA EM DEFESA DE SEUS DIREITOS

Jornada de 30 horas semanais é anunciada pelo Ministro da Previdência Social

Na última quinta-feira, 10, em audiência realizada com representantes do Governo, uma grande notícia foi divulgada junto aos trabalhadores do INSS em todo o país. O Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, junto com o Presidente do INSS, Mauro Hauschild e outros assessores do ministro, anunciaram a implantação da jornada de trabalho de 30 horas no INSS.

A notícia veio após meses de manifestações, lutas e pressões dos trabalhadores do órgão que reivindicavam o retorno deste direito e já indicavam o grande desgaste que vinham sofrendo, desde 2009, quando a jornada de trabalho passou de 30 para 40 horas semanais, trazendo-lhes uma série de problemas, não só profissionais/operacionais, mas também, pessoais, de saúde, entre outros.

Mobilização nacional dos trabalhadores levou milhares de servidores públicos a Brasília em 2011.

Em Sergipe a notícia foi aguardada com bastante ansiedade por parte dos Assistentes Sociais do INSS e, em especial, acompanhada de perto pelo conselheiro do CRESS/SE e Diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Trabalho e Previdência Social em Sergipe (SINDIPREV/SE), Júlio César Lopes de Jesus, que participou diretamente do processo de negociação junto ao Governo Federal.

“ O anúncio no último dia 10/11 foi o resultado de um profundo, complexo e longo processo de negociação que precisou de um forte poder de convencimento por parte dos representantes dos trabalhadores, bem como da união de todos em torno desta causa” afirmou Júlio César.

Conselheiro Júlio César Lopes, reunido em Brasília com representações estaduais de Assistentes Sociais

O Conselheiro lembrou ainda que um passo fundamental para esta conquista foi a criação por parte do Governo,  em abril deste ano, do Grupo de Trabalho (GT) para Reestruturação da Carreira do Seguro Social e que, a partir daí, o Conselheiro propôs a realização de um estudo que viesse a subsidiar os debates que seriam travados pelos representantes sindicais junto ao Governo.

“Apesar de sempre ser muito confiante em relação à pesquisa e aos argumentos que imprimimos a ela, eu não poderia imaginar que seus resultados fossem ter uma repercussão nacional tão grande. Os números que apresentamos foram fortes, passando a representar uma imensa e real radiografia da situação de atendimento e dos trabalhadores do INSS na maior parte do Brasil, o que deixou os representantes do governo em dificuldades para refutar os dados apresentados”, relembrou Júlio César.

Como anunciado pelo Presidente do INSS, Mauro Hauschild, a implementação das 30 horas terá início em março de 2012, tendo em vista o novo concurso do INSS que está para acontecer e o grande número de servidores do órgão que entram em recesso ou em férias nos meses de dezembro a fevereiro o que, a princípio, poderia causar um caos no atendimento diário aos segurados, o que foi pacificado pelos trabalhadores, em virtude do compromisso e preocupação com os usuários da Previdência Social.

Sobre a Lei 12.317/10, que garante o direito dos Assistentes Sociais em todo o Brasil a fazer a jornada semanal de trabalho em 30 horas, desde 26 de agosto de 2010, a instituição ainda demonstra resistência em reconhecê-la, mas os Assistentes Sociais seguem na luta pelo reconhecimento a este direito e avaliam que a conquista das 30 horas por parte dos trabalhadores do INSS que trabalham nas Agências foi algo muito positivo, que atenuam a resistência da autarquia em reconhecer a referida lei.

O CRESS/SE parabeniza a todos os(as) trabalhadores do INSS por esta grande conquista, em especial aos companheiros Assistentes Sociais do órgão, por terem contribuído diretamente neste processo de lutas e resistências.

Clique  AQUI  e releia a notícia que fala sobre o Estudo Técnico desenvolvido pelo conselheiro do CRESS/SE.

Clique AQUI  e reveja como foi o movimento/paralisação dos Assistentes Sociais do INSS em Sergipe.