Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Conselheira do CRESS-SE recebe título de Cidadania Sergipana da Alese

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

A conselheira do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) e presidente de honra da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), a assistente social Maria da Conceição Balbino dos Santos, recebeu o Título de Cidadania Sergipana, nessa terça-feira (14), em Sessão Especial na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e teve a autoria da deputada Goretti Reis (PSD).

O título foi entregue em reconhecimento aos seus serviços prestados no Serviço Social e mais de 25 anos de serviços voluntários aos pacientes com câncer em Sergipe.

A presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, participou da composição da mesa da sessão e parabenizou a entrega do título à conselheira. “Essa é uma honraria merecida para uma das conselheiras do CRESS, por todo o trabalho que desenvolve no Serviço Social e atuação de serviços voluntários que ela realiza em Sergipe. Em nome do CRESS, quero parabenizar Conceição Balbino por todo profissionalismo e pela grande pessoa que ela é”, destacou Dora Rosa.

Também participou da solenidade as conselheiras do CRESS Sergipe, Rita Regina e Natália Dalto.

Conceição Balbino disse estar muito emocionada e agradecida pela homenagem. “É muita emoção aos 56 anos receber esse Título porque a cidadania, eu como assistente social entendo que é um reconhecimento à identificação que Sergipe através da deputada Goretti Reis, o presidente Luciano Bispo e todos os demais deputados me promulgam. Me acolheram e agora eu sou conterrânea de direito, pois desde os cinco anos de idade estou aqui em Sergipe e amo esse estado. Pra mim é só gratidão. Vou fazer o possível para honrar até o fim dos meus dias, esse Título. Aqui está meu tesouro: minha família, todos os meus amigos, minha história, meu trabalho e isso me emociona muito porque essa sou eu. Eu sou o que Sergipe me fez também”, comemorou.

Maria da Conceição Balbino dos Santos nasceu na cidade de Jaguaquara, microrregião de Jequié, no sudoeste da Bahia. É a mais velha das quatro filhas da dona de casa baiana Arminda Portugal dos Santos e do caminhoneiro paraibano Augusto Balbino dos Santos (in memorian). Hoje dividindo a vida com o médico radiologista e do trabalho Edison de Oliveira Freire, Conceição é mãe de Vinícius Augusto Balbino da Rocha (fruto do seu primeiro casamento) e avó de Teodoro Santos Balbino da Rocha, de 4 anos.

Carreira
Com formação acadêmica sólida, Conceição possui 35 anos de formação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. É especialista em Políticas Públicas pela mesma universidade; em Auditoria em Serviço de Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto; e em Direitos Sociais pela Universidade de Brasília – UnB.

Iniciou sua carreira profissional como assistente social no Serviço Social do Hospital de Cirurgia, onde foi coordenadora do Serviço de Oncologia e do Programa de Humanização com diversos grupos voluntários. Há 20 anos, é servidora pública de carreira da Prefeitura de Aracaju e lá desempenha função técnica em diversos protocolos relacionados à saúde do trabalhador pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador, na Secretaria da Saúde.

Atuações voluntárias
Sempre focada em serviços comunitários, Conceição Balbino já foi presidente de bairro de Aracaju e já atuou em algumas gestões do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS Sergipe), onde já desempenhou funções como tesoureira e, atualmente, é membro da gestão “É Preciso Estar Atento e Forte – 2020/2023”.

Conceição Balbino também se dedica ao serviço voluntário de apoio a pacientes com câncer há mais de 25 anos ininterruptos. É ela a idealizadora e uma dos 29 sócio-fundadores da Associação dos Amigos da Oncologia. É presidente de honra e está como diretora-presidente na atual de gestão, de 2022 a 2026.

Em 2009 foi premiada pela Prefeitura de Aracaju com o Troféu Núbia Marques – honraria dedicada a mulheres que se destacam na promoção da qualidade de vida e na garantia dos direitos humanos. Em novembro de 2017, recebeu o título de cidadã aracajuana – a adoção oficial – por contribuir em mais de duas décadas com questões sociais da capital sergipana.

Composição da mesa
Também compuseram a mesa o presidente da Casa Legislativa, deputado Luciano Bispo; além da deputada Goretti Reis; do deputado Georgeo Passos; da vereadora Sheyla Galba, representando a presidência da Câmara Municipal de Aracaju; da presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Maria Salete Barreto Leite; e a diretora administrativa e financeira do Hospital Cirurgia, a enfermeira Márcia Guimarães.

Foto: Joel Luiz / Alese
Foto: Joel Luiz /Alese

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br