Conselheiras do CRESS-SE participam de sessão na Alese em defesa do piso salarial dos/as assistentes sociais

A presidente do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), Dora Rosa Horlacher, e a conselheira Rita Regina, participaram na manhã desta quinta-feira (19), da Sessão Plenária realizada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), que discutiu o piso salarial dos/as assistentes sociais.

O deputado estadual Iran Barbosa (Psol) foi o autor do Requerimento para a realização da palestra, que teve como tema: ‘Quem se importa com o povo valoriza quem a ele presta assistência: piso salarial do/a assistente social eu digo sim’.

Durante o evento, a presidente do CRESS-SE, Dora Rosa Horlacher, fez parte da mesa e reforçou em seu discurso que a luta pelo piso salarial da categoria é de muito anos. “Essa é uma luta histórica da categoria, nacionalmente, o CFESS e os CRESS vêm lutando desde 2008, onde tramitam em Brasília projetos pelo piso salarial. Por isso, precisamos estar unidos/as aqui nesta Casa para pressionar os parlamentares que nos representam para que o piso seja aprovado”, disse a presidente, reforçando que durante a pandemia, os/as assistentes sociais continuaram trabalhando na linha de frente e não foram priorizados no início da vacinação. “O CRESS fez várias reuniões e audiências para que aqui em Sergipe os/as assistentes sociais fossem vacinados.

A presidente acrescentou ainda que o Conselho esteve em Brasília no final do ano passado para defender também a inclusão dos profissionais de Serviço Social no Fundeb, para a inserção dos/as psicólogos/as e assistentes sociais nas escolas. “Estamos nessa luta de 20 anos. Ano passado fomos ameaçados de sair do Fundeb, depois de muita luta, continuamos cobrando os parlamentares e gestores para a inserção desses profissionais nas escolas”, reforçou.

Dora Rosa destacou ainda que o CRESS prestou solidariedade aos/as profissionais demitidos do Hospital e Maternidade Santa Izabel. “Foram demitidos 140 profissionais, sendo sete assistentes sociais. Agora o Hospital tem apenas duas assistentes sociais. O CRESS é o órgão que fiscaliza o exercício da profissão. O Conselho já foi até o hospital, já conversamos com a direção, já pedimos uma audiência e vamos continuar verificando a situação para não sobrecarregar o trabalho das assistentes sociais e para não ocorrer atribuições indevidas”.

Em Sergipe, 4.160 assistentes sociais inscritos no CRESS lutam pela aprovação do piso salarial da categoria, que pode se efetivar a partir da iniciativa de Projeto de Lei nº 288 do ano de 2019, de autoria do deputado estadual Iran Barbosa. “Apresentei o Projeto por iniciativa da própria categoria de assistentes sociais. O CRESS, as entidades sindicais e de luta da categoria contam com nosso mandato porque entendemos a importância dos/as assistentes sociais para a construção do país que queremos”, disse o deputado.

Deputados presentes
Além do deputado Iran Barbosa, estiveram presentes na sessão os deputados Georgeo Passos (Cidadania), Kitty Lima (Cidadania), Goretti Reis (PSD), Maria Mendonça (PDT), Zezinho Sobral (PDT), Gracinha Garcez (PSD), Francisco Gualberto (PSD), Rodrigo Valadares (União Brasil), e ainda, o presidente da Casa, deputado Luciano Bispo (PSD), que declaram apoio em favor da categoria e que irão mobilizar a bancada sergipana para aprovação do piso nacional.