Conselheiros do CRESS Sergipe participam de Reunião Técnica do Congemas e Coegemas

O vice-presidente do CRESS Sergipe, Wallisson Hipólito, e os conselheiros Aloísio Júnior e Ricardo Marques, participaram nesta quinta-feira (25) da Reunião Técnica do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e dos Colegiados Estaduais de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas). O encontro, realizado em Aracaju, reuniu gestores/as municipais de Assistência Social e presidentes/as dos colegiados estaduais.

Durante a solenidade de abertura do evento, o conselheiro , Aloísio Júnior, representou o Fórum Estadual dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Sergipe (FETSUAS/SE), que o CRESS Sergipe faz parte. “É uma luta muito grande, é necessário essa aliança entre gestores, trabalhadores, entidades e usuários do SUAS, para que as políticas de assistência social se fortaleçam cada vez mais. Nós vivenciamos as dores dos usuários e pretendemos, de fato, nos aliarmos para fortalecer essa política. Precisamos também qualificar os trabalhadores e as gestões do SUAS. Além disso, é necessário concurso público para esses profissionais. Então, é muito importante essa discussão de hoje entre o Congemas e os gestores municipais para que possamos oferecer serviços de qualidade aos nossos usuários”, informou o conselheiro, durante a mesa de abertura do evento.

O vice-presidente do CRESS Sergipe, Wallisson Hipólito, agradeceu ao Congemas e ao Coegemas-SE pelo convite para que o CRESS participasse deste somatório de forças coletivas em prol da política de assistência social. “Temos sofrido muito com o aumento da desproteção social em nossos territórios. Precisamos estar articulados para que juntos possamos combater os desmontes que o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem vivido. Nesse contexto atual, é essencial o diálogo com os gestores municipais para melhorar as ações envolvendo à Assistência Social em Sergipe. O CRESS-SE sempre apoia essas atividades democráticas e participativas pela defesa do SUAS e da proteção social”, destacou o vice-presidente do CRESS-SE.

O conselheiro do CRESS-SE, Ricardo Marques, também participou do evento como gestor municipal de Assistência Social. “O cenário que temos enfrentado é muito adverso. E o que está por vir demanda que todas as categorias envolvidas na execução da política pública de assistência social, que envolvem os assistentes sociais, demais trabalhadores do SUAS, os usuários e os gestores, sempre dialoguem. É necessário sentar, planejar e firmar uma agenda de enfrentamento a todo processo de desmonte que a gente tem enfrentado. E enquanto CRESS, que representa uma categoria profissional que está majoritariamente dentro dessa política, se faz necessário participar para que a gente dê a nossa contribuição para o melhoramento e manutenção do SUAS, que foi construído com muito empenho. É preciso estar presente para não permitir o retrocesso”, afirmou.

O presidente do Congemas, Elias de Sousa Oliveira, destacou que esses encontros reafirmam os compromissos dos/as gestores/as. “Reafirmamos a luta e a defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que acredito que no campo da assistência social seja o maior programa de assistência social do mundo. Essa política só tem sentido porque nosso objetivo é tentar mudar para melhor a vida das pessoas. E não fazemos isso sozinho”, reforçou.

Para o presidente do Coegemas/SE e vice-presidente do Congemas, Valdiosmar Santos, “O Congemas começou a entender que muito mais do que o sistema, os serviços, os programas e os benefícios sociais, que são fundamentais, existe uma base muito maior e que hoje estamos defendendo. Não existe sistema de proteção, não existe SUAS em um país que não seja democrático. Hoje, o Congemas está sendo chamado para defender democracia, direitos individuais, liberdade, porque o povo que não é livre não vai ser feliz e nem vida humana, porque viver é muito mais que existir”, finalizou.

O evento, que acontece até esta sexta-feira (26), contou ainda com a participação de representante de usuários do SUAS e com a vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, além de representantes da Secretaria de Estado da Inclusão e da Assistência Social (Seias).