Conselho Federal debate a profissão com países da América Latina

Entre os dias 20 e 22 de setembro, o CFESS esteve presente ao 26º Congresso Nacional de Trabalho Social, realizado na Universidade Nacional de Tucumán (Argentina). Representado pela conselheira Esther Lemos, o CFESS participou, juntamente com cerca de 1.800 pessoas, dentre profissionais e estudantes de serviço social da Argentina, dos debates sobre o tema Perspectivas do Trabalho Social Caminho ao Bicentenário da Independência Nacional – uma mirada às práticas profissionais locais. O evento foi organizado pela Federação Argentina de Associações Profissionais de Serviço Social (FAAPSS) e pelo Colégio de Profissionais em Serviço Social de Tucumán.

Tendo em vista que o Comitê Mercosul se reuniria posteriormente ao evento, o Congresso Nacional de Trabalho Social também ofereceu um momento de socialização para os/as profissionais sobre a profissão no Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, além da Argentina, apresentado pelos/as representantes das organizações nacionais.

A conselheira do CFESS, Esther Lemos, relata que os debates abordaram temas como o contexto atual da intervenção profissional, a reconstrução histórica do serviço social na Argentina, os desafios das organizações profissionais frente aos novos cenários sociopolíticos da América Latina e os debates contemporâneos nas Ciências Sociais, abrangendo a formação acadêmica e a prática profissional.

Ela avalia que a participação no evento foi uma rica oportunidade para saber mais sobre as particularidades da profissão no país, evidenciando a presença vibrante dos/as estudantes na dinâmica profissional, a dificuldade de organização da categoria e a relação entre os âmbitos da formação e do exercício profissional. “Identificamos a presença da produção teórico-política do serviço social brasileiro no cotidiano profissional, dada pela tradução de nossos autores/as e a importância da biblioteca Latino-americana de serviço social, organizada pela Cortez Editora”, destaca Esther Lemos.

Comitê Mercosul

No dia 22, ocorreu a 29ª Jornada do Comitê Mercosul de Organizações Profissionais de Serviço Social. Além da conselheira do CFESS, o evento contou com a participação dos/as assistentes sociais Silvana Martinez (FAAPSS/Argentina), Mirza Moraga Salgado (CNAASS /Chile), Analía Fresco (APSSTS/Paraguai) e Rodolfo Martinez (ADASU/Uruguai).

Segundo Esther Lemos, dois temas foram centrais na reunião: a continuidade do processo de  definição do regulamento que modifica a estrutura e o funcionamento do Comitê Mercosul e a decisão de realizar o 3º Encontro Latino-americano de Organizações Profissionais de Trabalho Social, na primeira quinzena de março de 2013 no Uruguai, para dar prosseguimento ao debate sobre a definição mundial de Serviço Social e as condições de trabalho dos/as assistentes sociais na região.

“É importante ressaltar que, nesta reunião, a coordenação do Comitê Mercosul passou para o Chile, seguindo o rodízio realizado a cada dois anos. Além disso,  a representante da Argentina manifestou o interesse da FAAPSS em sediar o Congresso Mundial da Federação Internacional de Trabalho Social (FITS) de 2016, recebendo o apoio das demais organizações profissionais da região”, informa a conselheira do CFESS.

Atualmente o Comitê Mercosul está composto pelas organizações profissionais da Argentina, do Brasil, do Chile, do Paraguai, do Uruguai, da Venezuela e de Porto Rico, este incorporado na reunião. Os países presentes redigiram a Declaração de Tucumán, contendo as manifestações das organizações profissionais na atual conjuntura. A próxima reunião do Comitê Mercosul será realizada no Uruguai, antecedendo o 3º Encontro Latino-americano de Organizações Profissionais.

Formação profissional

Ainda na Argentina, no período de 24 a 27 de setembro, o CFESS também esteve presente ao 20º Seminário Latino-americano de Escolas de Serviço Social – desafios do contexto latino-americano para o Serviço Social. O evento ocorreu na cidade de Córdoba e foi realizado pela Associação Latino-americana de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ALAEITS).

O evento teve a participação de aproximadamente 1.600 pessoas, entre profissionais e estudantes da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Equador, México, Costa Rica, Venezuela, Colômbia, Peru, Panamá, Porto Rico, Guatemala e Honduras. Também houve a participação de grande número de assistentes sociais e estudantes brasileiros/as, com comunicações orais e presença ativa. O seminário fez ainda uma homenagem ao professor Carlos Nelson Coutinho, falecido no mês passado.

Após o seminário, no dia 28 de setembro, ocorreu a assembleia geral da ALAEITS.  A nova gestão foi eleita,  sendo a presidente da nova Direção Executiva  a professora Patrícia Acevedo, da Argentina . O próximo Seminário da ALAEITS será realizado no México em 2015.

Segundo Esther Lemos, no programa da futura gestão da ALAEITS, a delegação brasileira, representada na ABEPSS, com o apoio do CFESS, reforçou a necessidade de maior articulação entre a dimensão da formação e do exercício profissional e suas respectivas organizações nos países, garantindo a participação estudantil tanto da graduação quanto da pós-graduação, para fortalecimento do projeto profissional na região. “Nesta articulação, o tema da definição de serviço social tem sido estratégico no fortalecimento da profissão no continente latino-americano”, conclui a conselheira do CFESS.

Relembre:

Workshop celebra conquistas para o Serviço Social