CRESS-SE e UFS lançam livros em comemoração aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizaram na noite desta quarta-feira (19), o lançamento de 4 coletâneas de textos organizadas pelos Grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PROSS) da UFS.

O lançamento foi transmitido na TV UFS, pelo YouTube, como primeira das atividades comemorativas dos 10 anos do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFS. O evento também fez parte da programação em Comemoração ao Dia do/a Assistente Social do CRESS Sergipe.

Durante a abertura do evento, a presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, reforçou a importância de lançar novos livros para o aperfeiçoamento da atuação profissional. “Nós dos CRESS agradecemos o convite pela parceria. Queremos parabenizar o Departamento de Serviço Social por lançar esses livros em meio a tantos cortes orçamentários. Para nós, isso demonstra a vitalidade acadêmica e temos sim o que comemorar, pois o departamento demonstra o papel preponderante da universidade pública. Esse é um momento de resistência, onde a universidade realiza esse lançamento, valorizando a produção local. Tenho certeza que vão ser textos que irão oxigenar a nossa atuação profissional e fazer refletir sobre as mudanças em nossa profissão”, afirmou Dora Rosa.

“Agradecemos a parceria com o CRESS Sergipe por se somar nessa luta para fortalecer a profissão e pela defesa de uma formação qualificada, o que o PROSS, neste momento de lançamento de quatro coletâneas do programa de pós-graduação em Serviço Social busca evidenciar. Essas produções, financiadas pelo Edital CAPES/FAPITEC n. ° 011/2016, de consolidação de programas de Pós-Graduação, respondem a algumas demandas que nos são colocadas como profissionais do Serviço Social e é uma forma de respondê-las”, afirmou a coordenadora do Programa de Mestrado em Serviço Social da UFS, Vera Núbia Santos.

O livro PENSAR SERGIPE, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas (GEPEM- UFS), foi apresentado pelo assistente social e professor do Departamento de Serviço Social e do PROSS da UFS, Paulo Félix.
A coletânea SERVIÇO SOCIAL EM CONTRACORRENTE, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Fundamentos, Formação em Serviço Social e Políticas Sociais (GEPSSO), foi apresentada pela professora aposentada do Departamento de Serviço Social e docente do PROSS da UFS, Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves.

Durante o lançamento, o livro DEBATES SOBRE SAÚDE NA CONTEMPORANEIDADE organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde (GEPS) foi apresentado pela professora do Departamento de Serviço Social e docente do PROSS, Vania Carvalho Santos. E encerrando as apresentações, a professora do Departamento de Serviço Social da UFS e docente do PROSS, Tereza Cristina Santos Martins, apresentou o livro TRABALHO, QUESTÃO SOCIAL E MOVIMENTOS SOCIAIS, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Questão Social e Movimentos Sociais (GETEQ).

O lançamento teve a mediação da mestre em Serviço Social, Ana Flávia Oliveira, egressa do PROSS. Os livros reúnem textos de docentes, egressos e discentes do PROSS e do Departamento de Serviço Social, além de pesquisadoras(es) de outras universidades brasileiras.

O curso de mestrado em Serviço Social teve nesses 10 anos um total de 81 dissertações defendidas, e a publicação das coletâneas demonstra o alcance do Mestrado em Serviço Social da UFS, que tem sido reconhecido pela sua contribuição na formação continuada da categoria profissional em Sergipe e em estados vizinhos, como Alagoas e Bahia.