CRESS-SE participa da I Semana Pedagógica do Curso de Serviço Social da UFS

O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) participou da I Semana Pedagógica do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – 2021.1, promovida pelo Departamento de Serviço Social. A conselheira Natália Dalto representou o Regional participando da mesa de Abertura do evento.

Com o tema “Formação Profissional em Serviço Social – Desafios e Perspectivas na Atualidade”, o evento teve o objetivo de trazer temas pertinentes à formação profissional na atualidade, e direcionar as atividades do semestre que se inicia, a partir da interação e debates entre discentes e docentes do Curso de Serviço Social.

A mesa de Abertura contou com a mediação da professora Josiane Soares (vice-coordenadora do DSS/UFS), e a participação da professora Vera Núbia (coordenadora do PROSS/UFS); a discente Valéria Nunes (CASSMAGA); e o professor Paulo Felix (coordenador do DSS/UFS).

Na oportunidade, a conselheira Natália Dalto falou da importância dessa semana pedagógica. “É muito importante fazer essa acolhida aos calouros do curso de Serviço Social da UFS. E o CRESS-SE agradece o convite para participar desse momento. O debate sobre a formação profissional é essencial”, disse a assistente social e conselheira do CRESS-SE.

Durante o evento, houve ainda a exposição do tema “Ensino Remoto Emergencial (ERE), consequências para a educação superior e desafios à qualidade da formação”, com a exposição da professora Andrea Alice (docente da UFRB e coordenadora de Graduação da ABEPSS/NE) e das discentes Elis Ismerim e Evelyn Barreto (CASSMAGA/UFS).

Segundo Natália Dalto, foi muito importante a explanação das discentes Elis Ismerim e Evelyn Barreto, que apresentaram os desafios e as dificuldades enfrentadas pelos alunos nesse momento de pandemia. “Foi muito interessante e precisa as falas delas, por trazerem o olhar como estudantes. Os discentes passam por algumas dificuldades com o ensino remoto como acesso à internet. A metodologia remota trouxe alguns desafios, não apenas para a categoria como também aos alunos, que precisam se adequar a uma nova metodologia de ensino. Estamos vivendo um momento de grandes lutas e desafios, precisamos estar atentos e fortes”, finalizou.