CRESS-SE participa de ato em defesa da vacinação contra a covid-19 dos trabalhadores do SUAS

O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), que integra o Fórum dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Sergipe (FETSUAS/SE), participou do Ato Público “Em Defesa da Vacinação dos Trabalhadores do SUAS”, na manhã desta quarta-feira (2), em frente ao Palácio do Governo, localizado na Avenida Adélia Franco, em Aracaju.

O representante do CRESS Sergipe do ato em busca da vacinação foi o conselheiro do CRESS e assistente social Aloísio Júnior, que também representa o CRESS no FETSUAS. Segundo ele, o objetivo do ato é que o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), possa incluir imediatamente todos e todas trabalhadores e trabalhadoras do SUAS no Plano de Imunização Estadual e elabore documento orientando os gestores municipais da saúde a fazerem a inclusão nos Planos de Imunização Municipais.

“Somos serviços essenciais, trabalhamos na linha de frente, atendendo nos CREAS e CRAS, com situações de crianças em exploração e abuso sexual; crianças em atendimento institucional que estão sob proteção do Governo do Estado, pessoas idosas, mulheres vítimas de violência, pessoas com deficiências. Somos cuidadores, assistentes sociais, psicólogos, somos cadastradores do Cadastro Único que estão auxiliando a população no auxílio emergencial, no Bolsa Família. Estamos nas casas das famílias que tiveram perda de parentes, vítimas de covid-19, ajudando no funeral. Estamos totalmente expostos ao vírus, mas não fomos inseridos no Plano de Imunização Estadual. Governador Belivaldo Chagas, vice-governadora Eliane Aquino, estamos aqui pedindo para que atendam nosso pleito, somos essenciais, nossas vidas também são”, afirmou o conselheiro.

Para a assistente social do CREAS Marcos Freire I, de Nossa Senhora do Socorro, Lidiany Carvalho, “a iniciativa do FETSUAS e do nosso conselho, CRESS Sergipe, nessa luta que é pela vacinação de toda a população, mas entendendo que os trabalhadores do SUAS estão e nunca saíram da linha de frente é muito importante que sejamos vacinados. Trabalhamos em serviços essenciais, nossas vidas também são essenciais! Vacina já!”, destacou a assistente social.

Atualmente, são 5.208 trabalhadores/as do SUAS em Sergipe, dos quais 5.174 são vinculados aos municipais. A defesa de vacina para todos/as trabalhadores/as do SUAS está alicerçada nos elementos legais que instituem a essencialidade dos serviços da Assistência Social no enfretamento à pandemia, como preconizam o Decreto nº1 0.282 de 20 de março de 2020 e a Lei nº 14.023, de 8 de julho de 2020 que considera profissionais essenciais os psicólogos; assistentes sociais; profissionais de nível médio e fundamental: educadores sociais; cuidadores; monitores; administrativos; cadastradores do Cadúnico e auxiliares de serviços gerais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS); nos Centros POP; nos Centros DIA e nas Casas de Acolhimento para grupos vulneráveis.

Além do Governo do Estado de Sergipe diversos municípios sergipanos instituíram decretos que reafirmam a essencialidade da atuação dos Trabalhadores/as do SUAS na linha de frente do enfrentamento à pandemia.

Integrantes do FETSUAS

O FETSUAS/SE, que é coordenado pelas entidades sindicais (CUT, SINDASSE, SINTS, SINPSI e FETAM) e pelos conselhos de classe (CRP e CRESS), também lançou nota em defesa da vacinação para todos/as cobrando dos gestores estaduais e municipais da Assistência Social e da Saúde a inclusão imediata dos/as trabalhadores/as do SUAS nos Planos de Imunização Estadual e Municipais.