CRESS-SE se reúne com Reitoria da UFS em defesa do Serviço Social após receber denúncia

Atendendo solicitação dos profissionais de Serviço Social, representantes do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), através da Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi), se reuniram, nesta quarta-feira (22), com o reitor em exercício da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Prof. Dr. Rosalvo Ferreira Santos, para tratar sobre questões referentes ao exercício profissional do Serviço Social na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest).

A reunião foi realizada na UFS/Campus São Cristóvão e estiveram representando o CRESS-SE a presidente do conselho, Dora Rosa Horlacher; o advogado da assessoria jurídica do CRESS-SE, Silvio Eduardo; e a agente fiscal Lilian da Silva. Além do reitor em exercício, participou da reunião o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis (Proest), Prof. Dr. Marcelo Alves Mendes; a coordenadora de Assistência e Integração do Estudante (Codae), Profª. Dra. Valéria Priscila de Barros; chefe da Divisão de Programas de Assistência e Integração (Dipai), João Paulo Machado Feitoza; e o assessor técnico-administrativo e apoio jurídico da Reitoria da UFS, Dr. Roberto Wagner.

As demandas chegaram ao Conselho através dos profissionais da pró-reitoria e o objetivo da reunião foi verificar o cumprimento dos aspectos técnicos e éticos que envolvem o exercício profissional e verificar, no tocante ao arquivamento dos dados no sistema de informatização da UFS, no cumprimento do sigilo, nos Campus de São Cristóvão, Itabaiana, Lagarto, Laranjeiras e Nossa Senhora da Glória.

De acordo com a presidente do CRESS-SE, Dora Rosa, o CRESS está cumprindo a sua função, seguindo o artigo 7º e o parágrafo 2º da Lei 8662/1993, que regulamenta a profissão de Serviço Social, que destaca o objetivo básico dos Conselhos de disciplinar e defender o exercício da profissão de Assistente Social e de representar, em juízo e fora dele, os interesses gerais e individuais dos Assistentes Sociais, no cumprimento desta lei.

Enquanto presidente do CRESS, Dora Rosa ratificou que o Conselho vai exigir sempre o cumprimento da lei através de um diálogo com as instituições, no que se refere a Regulamentação da profissão e o código de ética. “O CRESS foi conversar com a Reitoria após solicitação dos servidores do setor da Proest, e que colocaram preocupações em relação ao exercício profissional e condições técnicas e éticas para realização do seu trabalho profissional. Também há uma preocupação com o sistema de informática que eles usam que contém os pareceres, os relatórios dos profissionais. Havia uma preocupação que esses relatórios e pareceres dos profissionais de Serviço Social não ficassem restritos ao profissional e ao solicitante”, explicou.

“Fomos dialogar com a Universidade para entender sobre essas atribuições e demandas apresentadas pelos profissionais e saber o que estava acontecendo. Nosso objetivo é buscar maior segurança para essas atribuições que são solicitadas ao profissional, resguardando o sigilo e a lei. É preciso destacar que toda vez que a categoria buscar o CRESS, este Regional vai se fazer presente para defender a profissão e o profissional. Qualquer queixa ou reclamação que chega a gente vai em busca de solucionar em defesa da profissão e em respeito à categoria”, disse a presidente, acrescentando ainda que o diálogo foi profícuo. “A Universidade entendeu pontos frágeis nesse trabalho realizado via internet e houve o compromisso por parte da UFS em fazer os ajustes necessários para o cumprimento da Lei”.

Segundo a agente fiscal do CRESS, o assunto foi tratado com a preocupação de atender as exigências técnicas e éticas do Serviço Social nos aspectos de informatização de dados produzidos decorrentes do exercício profissional de Assistentes Sociais na Instituição. “Os/as assistentes sociais são responsáveis pela execução de ações e procedimentos que contribuem para a garantia do acesso dos estudantes da UFS aos serviços que atendam as suas necessidades de acessibilidade na educação, moradia, bolsa de permanência, alimentação e outros, para a integração, assistência, promoção de estudantes e formação da cidadania. Na oportunidade, ficou previsto outro momento de discussão sobre o assunto, para ajustes de outros aspectos relacionados ao tema”, finalizou.