CRESS-SE verifica motivos de demissão de assistentes sociais do Hospital Santa Izabel e emite nota de solidariedade aos profissionais

Após denúncia enviada ao Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), o Setor de Orientação e Fiscalização realizou visita de fiscalização no Hospital e Maternidade Santa Izabel, em Aracaju, para verificar os motivos para a demissão de sete assistentes sociais da unidade.

Diante da situação, o CRESS Sergipe emite nota de solidariedade aos/as assistentes sociais e aos/as profissionais das demais categorias que foram demitidos/as.

Durante a visita, realizada na última segunda-feira (16), a agente fiscal do CRESS Sergipe, Roberta Kelly, conversou com a diretora administrativa do Hospital e Maternidade, Andreza Maria Cardoso Oliveira, que informou que o Hospital está passando por balanço financeiro.

“A diretora informou que quando a nova presidente do Hospital Santa Izabel assumiu o cargo, foi feito um estudo da folha de receitas e da folha de despesas e foi constado que existia um número muito grande de profissionais na maternidade, e que, de acordo com as questões financeiras, não daria para manter esse quantitativo de profissionais, por isso, foram demitidos profissionais de diversas áreas”, disse a agente fiscal, após conversa com a diretora.

“A diretora destacou ainda que as demissões não tiveram nenhum caráter particular ou individual com nenhuma das categorias de profissionais”, informou a agente fiscal.

Com relação aos profissionais de Serviço Social, eram nove assistentes sociais, sendo que sete foram demitidas. No momento, apenas duas assistentes sociais estão atuando no Hospital e Maternidade Santa Izabel.

Questionada pela agente fiscal sobre a sobrecarga de trabalho das duas profissionais que continuaram no quadro de funcionários, a diretora explicou que alguns serviços foram reduzidos. “De acordo com a diretora, o Serviço Social não trabalha mais aos sábados e domingos, apenas de segunda a sexta e que todos os profissionais estão em força-tarefa para que não ocorra sobrecarga de trabalho”.

O CRESS Sergipe alerta que está atento com a situação das/os profissionais e que estará acompanhando e fiscalizando o Hospital, ouvindo também os/as profissionais de Serviço Social, pois não pode haver desrespeitos às prerrogativas de trabalho. E devido à redução de funcionários, há o risco de serem cobradas atribuições indevidas. A demanda do Hospital e Maternidade é crescente e apenas duas assistentes sociais podem não dar conta do trabalho, por isso, o Conselho de Serviço Social, como órgão fiscalizador, continuará acompanhando e fiscalizando a unidade.

Em um momento atual de crise no país, a gestão do CRESS Sergipe repudia a forma como os/as profissionais foram demitidos/as.

Dúvidas e denúncias
Casos de exercício ilegal da profissão, más condições de trabalho profissional de Serviço Social em Sergipe, podem ser denunciados pelos e-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao02@cress-se.org.br. Os e-mails também servem para agendamento de visitas, dúvidas e informações sobre o setor de fiscalização.