CRESS Sergipe na luta em defesa do Piso Salarial dos/as Assistentes Sociais

O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) participou na noite desta terça-feira (19), do debate sobre o Piso Salarial dos/as Assistentes Sociais, a convite do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (PROSS-UFS). O evento foi realizado no Campus de São Cristóvão da UFS.

Representando o CRESS Sergipe, o conselheiro Aloísio Júnior participou da Mesa Redonda, juntamente com o deputado estadual Iran Barbosa, autor do Projeto de Lei para o piso salarial dos/as assistentes sociais em Sergipe, além de diversos representantes das entidades da categoria. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação de Serviço Social (PROSS) e conta com o apoio do Departamento de Serviço Social (DSS) da UFS.

Durante a sua fala, o conselheiro Aloísio Junior destacou o papel do Conjunto CFESS-CRESS na discussão e mobilização da categoria em torno do Piso Salarial, reafirmando que a pauta de discussão é de todos, porém a pauta de negociação é dos sindicatos. “Temos limites legais que não nos permite estar nas mesas de negociações, mas não nos furtamos a levar a discussão a base da categoria, se articulando com as demais entidades do Serviço Social”, explicou.

Ainda segundo Aloísio, o Conjunto CFESS-CRESS faz o acompanhamento dos projetos de leis, dialogando diretamente com os parlamentares, apontando ajustes necessários para adequação aos anseios do Serviço Social. “Piso salarial para os profissionais da classe trabalhadora como um todo é bandeira de luta do Conjunto CFESS-CRESS. É momento de união em torno da pauta, não é hora de dividir, de disputar quem é o dono da discussão. A categoria quer debater e precisamos nos organizar e de mobilização forte para avançarmos. Temos que nos somar, participar dos movimentos, se integrar às comissões do CRESS, e já nos municípios, se integrar nos conselhos de políticas públicas, sindicatos para levantar as pautas necessárias à nossa categoria e a classe trabalhadora com um todo. Não podemos continuar meramente na execução de tarefas e cumprir nosso papel enquanto assistentes sociais, precisamos dialogar com a comunidade, mostrar a importância de nossa profissão e construir políticas públicas”, finalizou o conselheiro.

Ao final do encontro, o CRESS Sergipe foi presenteado com um kit de livros lançados pelo PROSS-UFS.

✅ A Gestão “É Preciso Estar Atento e Forte 2020-2023” do CRESS Sergipe continuará na luta para a implementação do Piso Salarial dos/as Assistentes Sociais de Sergipe.