CRESS Sergipe reafirma compromisso com o enfrentamento à LGBTIfobia

CRESS Sergipe reafirma compromisso com o enfrentamento à LGBTIfobia

Num contexto de crescimento da discriminação e da LGBTIfobia, no bojo de uma sociedade marcada pela intolerância e profundo conservadorismo, a população trans é um segmento social que tem se tornado cada vez mais vulnerabilizado e que vivência em seu cotidiano diversas faces do preconceito moral, social, sexual e estrutural e e da violência física, psicológica ou simbólica.

Nós, assistentes sociais temos como princípio norteador de nossa prática profissional a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo. O documento que norteia a nossa prática profissional, o nosso Código de Ética, em seu princípio VI, aponta que os/as assistentes sociais se devem se empenhar na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, e apoiar a  participação de grupos socialmente discriminados e a discussão das diferenças.

Levando isso em consideração, neste Dia da Visibilidade Trans, o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS Sergipe) reafirma seu compromisso histórico com a defesa dos direitos desta parcela da população, que pode ser evidenciado em diversos posicionamentos do conselho, no debate constante e na promoção de espaços formativos, a exemplo da roda de conversa “Diversidade de gênero: a cura para o preconceito é o acesso à informação”, realizada em outubro de 2017.