CRESS Sergipe reafirma defesa da democracia em audiência sobre 55 anos do golpe militar

Como forma de marcar a trágica data do Golpe Militar no Brasil, a presidente do CRESS Sergipe, Joana Rita Monteiro Gama, esteve presente na Audiência pública “55 anos da ditadura militar: Para que não se esqueça. Para que nunca mais aconteça”, nesta segunda feira, realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Promovida pelo mandando do deputado estadual Iran Barbosa, a audiência debateu a construção histórica e sobretudo as implicações políticas da ditadura militar no Brasil – que infelizmente persistem no seio de nossa sociedade – sobretudo no atual cenário em que cresce o conservadorismo e o apelo à violência e ao belicismo em nosso país.

Para debater o tema, foram convidados Dr. José Vieira da Cruz, historiador e vice Reitor da Universidade Federal de Alagoas e a Dra. Andrea Depieri, professora do departamento de Direito da UFS e secretária executiva da Comissão da Verdade em Sergipe. Participaram também na condição de palestrantes a Procuradora do Ministério Público Federal, Marta Figueiredo, e Dr. José Alvino, conselheiro da OAB/Sergipe.

Durante o evento, a presidente do CRESS Sergipe somou coro com as demais entidades de classe, movimentos sociais e militantes no sentido de reafirmar a urgência de se defender os valores democráticos no Brasil.

Para ela, neste momento de instabilidade política e de crescimento da ideologia fascista, precisamos repudiar ações que vão de encontro à democracia. “Nós que defendemos um modelo se sociedade livre de opressões não podemos, sob nenhuma hipótese, aceitar a comemoração de um momento trágico como foi a Ditadura Militar, regime que instaurou o terror, a perseguição, a censura e a violência em nosso país”, apontou Joana.

“Enquanto profissionais do serviço social, temos o dever de defender a democracia. Isso está previsto no principal instrumento de orientação da nossa profissão, que é o Código de Ética do Assistente Social”, completou Joana, reforçando a importância da categoria se engajar em ações que reafirmem a democracia.

Fotos: Ascom Iran Barbosa