CRESS/SE e SINDIJUS debatem condições de trabalho de assistentes sociais do TJSE

IMG_20150730_114903343Na manhã desta quinta-feira, o CRESS/SE se reuniu com dirigentes do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Sergipe (Sindijus) para debater conjuntamente a situação dos/as assistente sociais que atuam no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).

Participaram da reunião a presidente do CRESS/SE, Itanamara Guedes, as técnicas responsáveis pela fiscalização do exercício profissional dos Assistentes Sociais, Lilian da Silva e Roberta Silva, a conselheira Ingredi Palmieri, o presidente do Sindijus, Plínio Pugliesi, e o assistente social e coordenador da Secretaria Geral do Sindijus, Gilvan Tavares.

A presidente do CRESS/SE informou que o Conselho oficiou a presidência do TJ, em decorrência da identificação de algumas dificuldades no exercício profissional das assistentes sociais no que diz respeito às condições éticas e técnicas de trabalho. A direção do CRESS/SE aguarda para ser recebida pela presidência do órgão.

A reunião também debateu questões referentes à autonomia e local adequado para o exercício profissional, a necessidade de o TJSE convocar os profissionais do serviço social aprovados em concurso, além da mobilização da categoria para o ato do próximo dia 20, escolhido como o Dia de Luta em Defesa do Serviço Social e de Políticas Públicas.

A presidente do CRESS/SE, Itanamara Guedes, ressaltou que a gestão atual do conselho, desde que assumiu, vem tratando a pauta dos Assistentes Sociais do TJSE como uma uma demanda prioritária. Neste sentido, destacou que a direção participou de reuniões dos analistas no Sindjus, além audiências com os assessores da presidência do Tribunal.

“Realizamos também, ao longo deste ano, visitas de orientação e fiscalização nos fóruns da capital e do interior com o objetivo de verificar as condições técnicas e éticas de trabalho, já que os profissionais vinham relatando problemas. Confirmamos diversos problemas e estamos tentando solucionar através de uma agenda de lutas, construída coletivamente com os profissionais na última Assembleia da categoria, realizada em junho deste ano”, explicou Itanamara.

O presidente do Sindijus, Plínio Pugliesi, destacou que o CRESS/SE tem sido um parceiro histórico dos servidores do TJSE na luta pelo respeito profissional dentro do judiciário. “Somos gratos na qualidade de representantes da categoria aos trabalhos de visita de fiscalização realizados pelo conselho, porque sabemos que isso consome tempo e recurso da entidade. Agora os problemas estão na mesa. O que queremos é que a gestão do Tribunal respeite os trabalhadores e venha discutir com o sindicato e conselhos soluções” apontou Pugliesi.