Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

CRESS/SE repudia violações de direitos na “cracolândia” em SP e reafirma seu compromisso com a defesa da política PÚBLICA de saúde mental e do tratamento humanizado de usuários de álcool e drogas

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

cracolandiaDiante das intervenções desumanas e marcadas pela concepção preconceituosa de “limpeza social” junto aos usuários de drogas pela prefeitura de São Paulo, o Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região Sergipe – CRESS/SE manifesta publicamente seu repúdio a tais ações, que ferem a dignidade humana e violam diversos pactos de defesa de Direitos Humanos dos quais o Brasil é signatário.

As ações truculentas e do Prefeito João Dória (PSDB/SP) incluem a demolição de um imóvel ainda ocupado por três pessoas, a retirada à força – com tiros e bombas de gás lacrimogêneo – de dependentes químicos do local conhecido como “cracolândia” e a ameaça de internação compulsória – forçada – dos indivíduos que, em extrema situação de vulnerabilidade, são desabrigados e usuários de drogas, majoritariamente de crack.

O cuidado de pessoas com transtorno mentais e usuários de Álcool de Drogas em liberdade é uma conquista de vários movimentos sociais que lutaram e lutam pela reconstrução da política de saúde mental, priorizando a autonomia, a política em rede, o fortalecimento de vínculos, a convivência familiar e comunitária e a concepção de que o indivíduo que sofre de transtorno mental e/ou é usuário de drogas é sujeito de direitos e cidadão.

Neste cenário de avanço desmedido do autoritarismo, O CRESS Sergipe não aceita esse tipo de afronta ao nosso projeto ético político, que é sustentado nos princípios da defesa da liberdade, da autonomia e da defesa intransigente dos Direitos Humanos. É nosso dever enquanto Assistente Social defender o projeto ético politico de nossa profissão e, portando, o CRESS Sergipe, enquanto entidade representativa da categoria, reafirma seu compromisso histórico com a luta antimanicomial e com o tratamento humanizado de usuários de álcool e drogas.
Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região – Sergipe
Gestão “Vamos Lá Fazer o que Será” 2017-2020

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br