CURSO “ÉTICA EM MOVIMENTO” CHEGA AO FIM SUPERANDO EXPECTATIVAS

O curso é uma ação do Conjunto CFESS /CREES no âmbito da Comissão de Ética e Direitos Humanos

Capacitação, aperfeiçoamento, reflexão, ética e direito humanos. Estas foram algumas das palavras que marcaram o Curso “Ética em Movimento”, finalizado nessa terça-feira, 11 de outubro de 2011, em Aracaju (SE).

Assistentes Socais no curso "Ética em Movimento"

Foram dias de reflexões e intensos debates que, sem dúvida alguma, mudaram a forma de pensar dos/as Assistentes Sociais.

Promovido junto ao Fórum de Supervisores, e com o objetivo de refletir e ampliar o debate com os profissionais de Serviço Social, o curso é uma ação do Conjunto CFESS /CRESS, no âmbito da Comissão de Ética e Direitos Humanos.

Assistentes Socais no curso "Ética em Movimento"

Os módulos divididos em 50 horas ofereceram temas diversificados como Ética e Sociedade, Ética e Práxis Profissional, Ética e Direitos Humanos e Ética e Instrumentos Processuais, ampliando o contexto e focando no dia-a-dia do Assistente Social. Aulas expositivas com uso de material didático, trabalhos em grupos e exposição de filmes, também fizeram parte dos 5 dias do Ética em Movimento.

Módulo IV

Finalizado hoje o IV módulo abordou especificamente a cerca dos conflitos e casos de denúncias éticas, orientando como o profissional deve proceder junto ao CRESS.  A novidade neste último módulo é que os Assistentes Sociais que participaram ativamente se dispuseram a entregar um Artigo com o tema “Ética a partir do exercício profissional”, como garantia no recebimento do certificado da conclusão do curso.

Graziela Bonfim (Assistente Social do CRAS de Aquidabã)

Para a Assistente Social do CRAS de Aquidabã, Graziela Bonfim, o curso esclareceu muitas dúvidas a cerca do dia-a-dia da categoria e o Artigo vem também como desafio. “Conhecer a realidade de outros municípios e perceber que são as mesmas dificuldades, acaba estreitando laços e tornando um momento rico de aperfeiçoamento e crescimento profissional”, declarou.

Ana Luisa Almeida (Coordenadora do curso de Serviço Social da FJAV).

“É um privilégio poder participar do projeto Ética em Movimento – desse curso de capacitação – que completa uma década. Ele permite que os/as Assistentes Sociais, capacitados/as, possam realizar o “milagre da multiplicação”, espalhando para a sociedade a concepção do Projeto Ético-político profissional, que contém em si uma projeção de sociedade radicalmente justa e libertária”, opinou a Coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade José Augusto Vieira (FJAV), Ana Luisa Almeida.

Segundo a facilitadora e Profª. Msc. Albany Mendonça é de grande importância o CRESS/SE promover esse encontro, pois além de divulgar as ações do Conselho, qualifica os Assistentes Sociais e amplia o conhecimento entre as comissões.

Profª. Msc. Albany Mendonça

Discutir os princípios, valores do código de ética e alargar discussões sobre Direitos Humanos é imprescindível para o profissional de Serviço Social e o curso Ética em Movimento é idealizado e apresentado com esse objetivo”, afirmou Albany.

A diretoria do CRESS/SE,  gestão “Unir Forças para Avançar nas Lutas”, faz-se satisfeita em  poder realizar e finalizar o Curso Ética em Movimento, capacitando profissionais de diversas áreas do Estado, abordando de forma crítica os fundamentos da Ética e Direitos Humanos e com temática perpassa pelo exercício profissional cotidiano.
Ultrapassando a concepção abstrata da ética e discutindo  a partir da concretude de intervenções profissionais, almejando sempre a efetivação de direitos e tendo como horizonte último a construção de um outro projeto societário sem divisão de classes e exploração do homem pelo homem.
O Projeto Ética em Movimento tem se constituído em uma das principais ações do Conjunto CFESS-CRESS e desse modo, aprendemos como um dos mais importantes patrimônios do Serviço Social brasileiro. Por isso, a nova Gestão incorpora à sua agenda política, a realização do curso como uma de várias ações na qualificação do exercício profissional em defesa do nosso Projeto Ético-Político.
Parabenizamos a todas(os) que puderam participar do curso e convidamos aos demais profissionais que participem dos próximos encontros.
Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento!
Gestão “Unir Forças para Avançar nas Lutas”