Curso “Pareceres Sociais, Laudos e Relatórios” encerra 2º modulo da primeira turma

O 2º Módulo do Curso Online “Pareceres Sociais, Laudos e relatórios: Desafios e possibilidades”, promovido para assistentes sociais inscritos/as no Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), foi realizado na noite desta terça-feira (30). O curso foi ministrado pela assistente social do INSS aposentada e doutoranda de Serviço Social da UERJ, Marinete Cordeiro Moreira.

Durante o segundo módulo, a palestrante orientou os/as profissionais de Serviço Social sobre a elaboração dos pareceres sociais, laudos e relatórios, apresentando a fundamentação legal, os estudos sociais e a utilização de mecanismos técnicos como entrevistas, visitas domiciliares e a forma de abordagem e pesquisa social.

A palestrante apresentou ainda a construção de um parecer social trazendo um exemplo do documento.

“O parecer tem que ter um objetivo, analisando as políticas sociais. Ao analisar a apreciação de pareceres sociais é preciso questionar se há coerência entre o objetivo da emissão dos documentos com os aspectos relevantes considerados. É preciso saber também se a redação do texto está nítida e objetiva, se há a preservação dos princípios éticos e se a elaboração tem compromisso com o sigilo profissional”, explicou a ministrante durante a aula.

Segundo a presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, a formação continuada é uma das preocupações do Conselho Regional para o aperfeiçoamento das diretrizes práticas da profissão. “Estamos promovendo esse curso como um compromisso ético-profissional para a permanente capacitação e formação continuada dos/as assistentes sociais. Encerramos hoje a primeira turma do curso, mas devido a alta procura pelo curso, estaremos abrindo inscrições para nova turma em abril”, destacou a presidente, acrescentando que as inscrições da segunda turma serão realizadas entre os dias 12 e 16 de abril.

A segunda turma também será ministrada por Marinete Cordeiro e será realizada também em dois módulos, nos dias 20 e 27 de abril, das 19h30 às 21h30. Dessa vez, poderão participar do curso, não apenas profissionais inscritos no CRESS Sergipe. “Nesta segunda turma, iremos disponibilizar vagas para estudantes, bacharéis de Serviço Social e também profissionais inscritos/as em CRESS de outros estados”, explicou Dora Rosa.

Ao final do curso, os/as participantes elogiaram a iniciativa do curso e fizeram questionamentos com relação às suas experiências profissionais com relação ao tema.