CUT Sergipe promove Lançamento Nacional da Campanha da CUT pela Erradicação do Trabalho Infantil

Na próxima terça-feira, 12 de Junho, Dia de Combate ao Trabalho Infantil, a CUT Sergipe estará fazendo o Lançamento Nacional da Campanha da CUT pela Erradicação do Trabalho Infantil. O lançamento oficial da campanha será realizado às 15h, no auditório da Escola do Legislativo. Na mesa de abertura estarão Rubens Marques, Presidente da CUT/SE; Expedito Solaney, Diretoria Nacional de Políticas Sociais da CUT; Plínio Pugliesi, Diretoria Estadual de Políticas Sociais da CUT/SE; Verônica Passos Rocha Oliveira, Comissão de Direitos Humanos da OAB e Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil; Ana Lúcia, Deputada Estadual.
.
A adesão da Central Única dos Trabalhadores à Campanha Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil é mais uma contribuição ao debate sobre esse grave problema social existente no Brasil e em vários países do mundo.
A questão do trabalho infantil é tema que ocupa cada vez mais a agenda nacional e internacional, exigindo do movimento sindical uma reflexão cuidadosa em relação as suas consequências e à construção de estratégias para o seu combate.
.
O movimento sindical CUTista, ao centrar sua atuação no combate ao trabalho infantil vem reforçando a luta dos movimentos sociais populares, dos conselhos de direitos e dos conselhos tutelares, dos fóruns de defesa dos direitos da criança e do adolescente e dos organismos públicos nacionais e multilaterais, pelo cumprimento dos direitos estabelecidos nas legislações.
.
Dados de 2009 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) indicam que no Brasil são 4,2 milhões de crianças e adolescentes brasileiros em situação de trabalho. Isso demonstra que nosso país, apesar de ter conseguido reduzir o número de casos nos últimos anos, ainda possui uma das maiores taxas de exploração do trabalho infantil do mundo.
.
A CUT condena esta prática e conclama os trabalhadores e trabalhadoras e toda a sociedade brasileira a persistirem na luta pelo fim do trabalho precoce.
.
Lugar de criança é na escola. Diga não ao trabalho infantil!
.
PROGRAMAÇÃO  DAS ATIVIDADES DO DIA 12 DE JUNHO, DIA INTERNACIONAL E NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
.
13:30– Concentração da mobilização na Praça General Valadão, no centro de Aracaju;
13:45– Passeata pelo Calçadão da Rua João Pessoa até a Praça Fausto Cardoso;
15:30– Lançamento Nacional pela CUT da Cartilha contra o Trabalho Infantil, na Escola do Legislativo;
17:00– Apresentação artística na Praça Fausto Cardoso.
.
Aguardamos sua presença e participação!
SERVIÇO
O quê: Lançamento Nacional da Campanha da CUT pela Erradicação do Trabalho Infantil
Quando: Terça-feira, 12 de Junho, às 15h
Onde: Escola do Legislativo (Praça Fausto Cardoso, Centro, Aracaju/SE