Dia Mundial da Saúde Mental – Serviço Social na defesa das políticas de Saúde Mental

O dia 10 de outubro marca o Dia Mundial da Saúde Mental. A data, criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, chama a atenção dos governos para o investimento em políticas públicas e traz um alerta às pessoas, para cuidar da saúde mental.

O CRESS Sergipe reforça que o Serviço Social, através dos/as assistentes sociais, atua em diversos locais de cuidado à saúde mental, e defende as políticas públicas direcionadas ao tema.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são alguns desses locais, onde estas/es profissionais auxiliam no tratamento dos/as usuários.

Este ano, a Organização Mundial da Saúde criou o lema “Saúde Mental em um Mundo Desigual”. Uma campanha divulgada até o fim do mês para reforçar como realizar a meta de promover cuidados para todos em materiais que destacam ações individuais e para apoiar outras pessoas.

O direito à saúde mental é uma bandeira de luta do Conjunto CFESS-CRESS (Conselho Federal e Conselhos Regionais), que sempre reafirmou seu compromisso na defesa de pautas fundamentais, como a luta pela efetivação da Reforma Psiquiátrica e dos mecanismos de atenção à população usuária dos serviços da saúde mental, álcool e outras drogas; e ainda a defesa da base comunitária e de orientação com a política de redução de danos, em articulação com o controle social e os movimentos sociais.