Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua: visibilidade e dignidade

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Neste 19 de agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, o CRESS Sergipe vem reafirmar seu compromisso ético político com a Luta da População em Situação de Rua e com a defesa políticas públicas voltadas para esta parcela da população.

A apropriação privada do espaço social – fruto da lógica capitalista – aliada ao aprofundamento da crise por qual passa o país no período pós golpe tem elevado o número de pessoas que vivem nas ruas. A última pesquisa nacional sobre o tema, realizada em 2015 pelo IPEA, revela que o país tem mais de 100 mil pessoas vivendo nas ruas.

O perfil dessas pessoas também tem sido modificado: Para além da perda o vínculo familiar pela dependência química, transtornos psiquiátricos, dos imigrantes e migrantes, o desemprego o crescimento expressivo da extrema pobreza no país tem levado, cada vez mais, famílias inteiras a se abrigarem em ruas, avenidas e marquises nas grandes cidades.

Nós, assistentes sociais, lidamos em nosso cotidiano com as expressões da questão social e a população em situação de rua é o retrato mais cruel da falência do modelo de sociedade capitalista, pois é reflexo de uma série de situações de exclusão e da incapacidade de o Estado promover a dignidade do ser humano: extrema pobreza, falta de emprego, de alimento e de acesso às políticas públicas, além da exposição a todo tipo de risco e vulnerabilidade.

Enquanto categoria que lida em seu cotidiano profissional com a promoção das políticas públicas, temos o dever ético-político de defender investimento e o desenvolvimento de ações que busquem reduzir a vulnerabilidade dos/as indivíduos que se encontram nesta situação – a exemplo do CREAS POP e de programas de moradia popular – bem como de defender a implementação de políticas que efetivamente previnam este grave problema social.

Assim, neste cenário de polarização, crescimento da intolerância e do preconceito social, o CRESS Sergipe se posiciona em defesa daqueles e daquelas que são invizibilizados e que tiveram negado o direito a ter direitos.

Conselho Regional de Serviço Social – 18a. Região

Gestão Vamos Lá Fazer o Que Será

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br