Ética e Instrumentos Processuais fazem parte do último Módulo do Curso Ética em Movimento

Na última sexta feira, dia 3 de agosto, o CRESS Sergipe encerrou o quarto módulo do Curso Ética em Movimento, sobre o tema  “Ética e Instrumentos Processuais”, tendo como ministrantes o organizador do curso e conselheiro do CRESS Sergipe, Paulo Felix e a agente fiscalizadora do Cress Sergipe, Lilian da Silva.

Neste módulo todos os/as assistentes sociais, participantes do curso, puderam compreender os instrumentos processuais estabelecidos pelo conjunto CFESS/CRESS para que ele se referencie como Tribunal de Ética, pautando e fiscalizando o exercício profissional dos/das Assistentes Sociais dentro dos princípios fundamentais estabelecidos no Código de Ética do Serviço Social.

“O Conselhos de Serviço Social tem um papel muito importante na consolidação de um exercício profissional pautado nos valores estabelecidos no nosso Código de Ética.  Quando há algum tipo de descumprimento ao que se estabelece como princípios da nossa profissão, os Conselhos se organizam como um Tribunal de Ética, com instrumentos processuais próprios, para que os pilares que erguem a nossa profissão não sejam abalados” afirma Lilian da Silva, agente fiscalizadora do CRESS Sergipe.

Balanço do Curso

Como último módulo do Curso, os participantes fizeram um balanço dessa formação, destacando o conteúdo apresentado, os palestrantes e a importância de espaços de conhecimento e troca de experiências dentro do cotidiano profissional.

“ Esse curso para mim foi extremamente enriquecedor. Trazer os valores e princípios éticos que regem a nossa profissão, junto com temas como direitos humanos e a organização social, nos possibilitou um mergulho profundo sobre o papel do profissional do Serviço Social na sociedade, além de promover uma troca de experiência fantástica entre todos os participantes do curso. Foi muito bom”, afirma Abrãao Freire, Assistente Social.

Para a Vice Presidente do CRESS Sergipe, Ana Paula Nascimento, o Curso Ética em Movimento evidencia o compromisso da gestão “ Unir força para avançar nas lutas”  com a formação da categoria.

“ A princípio o Curso Ética em Movimento seria ministrado somente para os Conselheiros do CRESS Sergipe, mas, em avaliação na diretoria,  ponderamos a necessidade de estendermos esse curso para o conjunto do assistentes sociais credenciados no Conselho.  Fizemos essa escolha, colocamos essa formação como prioridade, envolvemos diversas comissões do CRESS Sergipe e percebemos o quanto todo esse movimento foi produtivo. Quero, em particular, agradecer ao conselheiro Paulo Fêlix, organizador do curso, pelo compromisso e engajamento com que todos os conteúdos foram ministrados”, relata Ana Paula.