Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Fórum Paralelo de Mulheres em Defesa da Seguridade Social ocorre durante a Conferência Mundial

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Durante a I Conferência Mundial sobre Sistemas Universais de Seguridade Social, ocorre também o acampamento do Fórum Paralelo das Mulheres em Defesa da Seguridade Social. O movimento faz parte de uma articulação no Fórum Itinerante e Paralelo sobre Previdência Social (FIPS), que é uma mobilização dos movimentos de mulheres de todo o Brasil em defesa da inclusão das mulheres na Previdência Social.

A expectativa dos organizadores é de contar com cerca de 150 mulheres de diferentes movimentos, do campo e da cidade. Os participantes da mobilização estão em uma tenda, que foi montada do lado de fora do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), onde ocorre a Conferência.

Segundo a pesquisadora do SOS CORPO Instituto Feminista para a Democracia e militante do Fórum de Mulheres de Pernambuco/Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB, Verônica Ferreira, o objetivo da mobilização é denunciar a situação de desproteção social em que vivem as mulheres brasileiras, sobretudo as negras, hoje. “As mulheres são maioria nos postos de trabalho mais precários, que enfrentam a dupla jornada com o trabalho remunerado e não remunerado e que são hoje a maioria em situação de desproteção social, porque o sistema previdenciário se mantém contributivo. Grande parte dessas trabalhadoras, sobretudo as informais urbanas, estão à margem desse sistema”, destaca.

De acordo com Verônica, desde 2007, movimentos de mulheres do campo e da cidade estão articuladas em defesa de um sistema universal de previdência social. “Com este acampamento, quero denunciar essa situação e articular alianças com outros setores em torno da luta das mulheres neste campo e por um sistema de seguridade social que seja capaz de enfrentar as desigualdades de gênero, classe e racial no contexto do capitalismo patriarcal globalizado”, ressalta.

Continue lendo…

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br