GT da Anuidade encerra debate sobre as análises da anuidade, das despesas e receitas e inadimplência do CRESS/SE

O Grupo de Trabalho (GT) da Anuidade do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), promoveu a última reunião virtual na quinta-feira, 22, para finalizar o debate do GT com relação as análises do atual valor da anuidade, das receitas e despesas do CRESS-SE e as estratégias para o combate à inadimplência.

Nesta última reunião ocorreu o fechamento do relatório do grupo, que será submetido ao Conselho Pleno, para deliberação e posterior apresentação à categoria, mostrando as propostas e informações levantadas a respeito do que foi discutido sobre as questões que envolvem a possiblidade ou não de diminuição da anuidade.

De acordo com a integrante do GT, a assistente social e residente do Hospital Universitário (HU), Bruna da Paixão, nessa última reunião, o grupo deu continuidade ao debate a respeito das propostas trazidas por cada subgrupo, que foi criado dentro do GT. “Na penúltima reunião, debatemos sobre o subgrupo de Análise Orçamentária de 2019, que debate as despesas e receitas. E nessa última reunião, focamos no subgrupo de Análise da Anuidade e no subgrupo de Análise de Inadimplência, trazendo algumas propostas que serão lançadas junto com esse relatório, que é o produto final do grupo de trabalho”, explicou.

Bruna ainda destaca que todos avaliaram como muito produtiva a construção desse GT para que pudessem observar o que de fato vem ocorrendo no CRESS, em termos de situação financeira, e quais são as possibilidades e os limites que estão colocados para o Conselho e o que é possível fazer com as propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho.

A diretoria entende que o GT também serviu para aproximar o CRESS da base, tendo em vista a expressiva participação de profissionais da base, como é caso de Bruna, que se colocou à disposição como profissional da categoria para participar do grupo.

Participantes

Também participaram da reunião os integrantes do GT da Anuidade: Dora Rosa, presidente do CRESS/SE; o assistente social, professor e pesquisador, Everton Melo; Karen Santana, assistente social da Secretaria de Estado de Inclusão e Assistência Social; e Ana Paula Leite Nascimento, assistente social do IFS/Campus Lagarto.

O GT reuniu-se durante os meses de agosto, setembro e outubro. Foram oito reuniões, que buscaram aprofundar as questões que são finalizadas no relatório apresentado. Nesse sentido, ao finalizar o trabalho, a equipe expressa a importância de que a base aproprie-se dos resultados e esteja mais presente nas definições do regional.