Interiorização: Estância recebe primeira oficina regionalizada do CRESS-SE

De forma inédita, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) realizou, na manhã desta sexta-feira (20), a Primeira Oficina Regionalizada, no município de Estância. A oficina faz parte da programação do Encontro de Assistentes Sociais de Sergipe, em comemoração ao Dia do/a Assistente Social, celebrado em 15 de maio.

O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Estância e contou com a presença de assistentes sociais do município, além de regiões vizinhas, como Indiaroba, Boquim, Arauá e Santa Luzia do Itanhy.

O conselheiro do CRESS Sergipe, Aloísio Júnior, fez a abertura do evento, que contou com apresentação cultural do grupo Batucada Quebra Coco. Participaram da mesa de abertura o presidente da Câmara de Vereadores de Estância, Misael Dantas; Gabriela Menezes, secretária Municipal de Assistência Social de Estância; Emanuela Assunção, assistente social do CREAM de Estância; e o vice-presidente do CRESS Sergipe, Wallison Hipólito.

Os convidados da mesa de abertura parabenizaram a iniciativa do CRESS Sergipe de trazer o debate sobre o Serviço Social para os profissionais do interior do estado. O presidente da Câmara destacou a importância da atuação dos/as assistentes sociais para toda a sociedade. “A Câmara de Estância se sente honrada em receber esse evento e quero parabenizar a todos/as assistentes sociais”.

A secretária Municipal de Assistência Social, Gabriela Menezes, destacou a importância do Conselho ir ao interior. “A assistência é a porta de entrada da população para diversos serviços primordiais. Quero parabenizar os assistentes sociais pelo dia 15 de maio. Estamos muito felizes por poder recepcionar esse evento em nosso município e trazer os assistentes sociais do interior para esse debate”.

Representando os assistentes sociais, a assistente social Emanuela Assunção também reforçou que essa é a primeira vez que o Conselho leva debates como este para o interior.

“Isso é muito importante, não só em Estância, como em outros municípios. Eu me sinto muito representada pelo CRESS, e acredito que os demais também, pois é um conselho que hoje, quando tenho qualquer dúvida eu tenho acesso ao Conselho, não só na sede, como os conselheiros também. O CRESS vem cada dia mais fortalecendo esse vínculo com a categoria e eu fico muito satisfeita”, destacou.

Ainda durante o evento, o vice-presidente Wallison Hipólito fez uma breve apresentação sobre as principais ações realizadas pela atual gestão do CRESS Sergipe, reforçando principalmente a ampliação das visitas de fiscalização, a entrega dos Documentos de identificação Profissional (DIPs), e a realização de diversos cursos de capacitação para a categoria, atendendo quase 4 mil participantes de forma online.

“O CRESS realizava em média dez fiscalizações por ano, na nossa gestão buscamos ampliar essas visitas, levando as agentes fiscais para o interior. Em 2021, realizamos mais de 130 visitas, tentamos modificar o olhar que a sociedade tem do CRESS, que precisa ser respeitado como autarquia pública, fazendo com que os/as assistentes sociais possam desempenhar seu trabalho com condições éticas e técnicas. Além disso, entregamos 429 DIPs para os profissionais, e realizamos um concurso público. O CRESS está e sempre estará aonde estiverem os assistentes sociais, imbuídos nas mais diversas lutas, seja pela inserção destes nas redes de educação básica como também pela aprovação do piso salarial para a categoria, lutando pela manutenção e melhoria das políticas sociais. Seguiremos atentos e fortes até o último dia do nosso mandato.”

Palestra
Nesta oficina, o palestrante foi Rony Rei do Nascimento Silva, professor assistente I do curso de Pedagogia, História e Serviço Social e coordenador pedagógico da Universidade Tiradentes (Unit), que abordou o tema: “Ética Profissional e Serviço Social”.

Durante sua fala, Rony Rei apresentou um breve histórico do pensamento ético e abordou os desafios para o Projeto ético-político do Serviço Social. Além disso, o palestrante destacou a importância do papel das entidades de organização da categoria profissional frente ao compromisso ético e citou o Código de Ética do/a Assistente Social (Lei 8662/93).

Ao final da palestra, foi realizado um espaço de debates onde os profissionais puderam tirar suas principais dúvidas a respeito da temática. Também estiveram presentes no evento, as conselheiras Indiana Vieira e Natália Dalto.