Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Núcleo de pesquisa e Ação Cultural será lançado em Sergipe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Núcleo de pesquisa e Ação Cultural será lançado em Sergipe

Com o objetivo de refletir a arte como campo de conhecimento, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Questão Social e Movimentos Sociais (GETEQ) lança o Núcleo de Pesquisa e Ação Cultural. O evento de lançamento acontece no próximo dia 13, quarta-feira, às 18h30, no Auditório da didática 5 da UFS – Campus São Cristóvão.

O núcleo tem o objetivo de promover a formação e resistência; apoiar e dar visibilidade a cultura e arte afro e desenvolver ações culturais e artísticas como instrumento para fomentar o conhecimento, a formação e a luta pela democracia e direitos sociais.  

O lançamento contará com a apresentação do Espetáculo Teatral “O Corpo e o Afeto”, de autoria de Guto César. A peça, que é um monólogo, aborda afetividade e o sufocamento exercido pelo trabalho sobre o cidadão no bojo da sociedade capitalista. O espetáculo é uma reflexão profunda sobre a existência do trabalhador altamente explorado nas relações capitalistas e sobre a exigência física e mental que essa exploração desempenha.

Na mesa de lançamento, intitulada “Afetividade e os corpos negros”, foram convidados/as pesquisadores/as e militantes do movimento negro para suscitar o debate acerca do racismo a partir de obras artísticas.

Olívia Irine Reis Santos comentará o texto “Vivendo de Amor”, da escritora bell hooks, que aborda a partir de diversos pressupostos a solidão da mulher negra. A segunda obra, que será debatida por Hiago Feitosa da Scilva, é o premiado curta-metragem Bluesman, do rapper baiano Baco Exu do Blues, que reúne trechos de três músicas do segundo disco de Baco,  e aborda de maneira criativa o racismo estrutural e a saúde mental do negro no Brasil. A terceira obra de referência é a própria peça “O corpo e o afeto”, que será comentada por Augusto Cesar dos Santos.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no site www.sigaa.ufs.br

PROGRAMAÇÃO

19h00min: Apresentação do Espetáculo Teatral “O Corpo e o Afeto”

19h50min: Mesa  de Abertura – “Exibição do Filme: Bluesman” (duração de 8 minutos);

20h00min: Mesa de lançamento: AFETIVIDADE E OS CORPOS NEGROS.

– Vivendo de Amor – Bell Hooks; breves considerações – 15 minutos; Com: Olívia Irine Reis Santos;

-“Bluesman- Baco Exu do Blues” – Obra de Artista Negro que reflete afetividade e saúde mental da população negra. – 15 minutos, Com: Hiago Feitosa da Silva;

– Reflexões sobre “O Corpo e o Afeto” – 15 minutos; Com: Augusto Cesar dos Santos;

20h45m- Debate.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br