Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Posse da nova gestão do CRESS Sergipe marca celebrações do Dia do/a Assistente Social

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram


O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS Sergipe) tem nova direção. Na data em que se celebra do Dia do/a Assistente Social, 15 de maio, tomou posse a nova gestão “É Preciso Estar Atento e Forte”, que estará à frente do conselho até maio de 2023. A transição da direção foi parte da programação do CRESS Sergipe para celebrar o Dia do/a Assistente Social, realizada de forma online, seguindo as orientações do Organização Mundial de Saúde como forma de evitar o contágio da COVID-19.

Com o tema “Trabalhamos em Vários Espaços, sempre com a população! Serviço Social: conheça e valorize essa profissão”, a Live foi transmitida simultaneamente em todas as redes sociais do regional e contou com a participação da presidente do CRESS Sergipe no período de 2017 a 2020, Joana Rita Monteiro Gama, representando a gestão “Vamos Lá Fazer o que Será”, e de Auxiliadora Rosa, nova presidente do regional. A solenidade foi mediada pelo conselheiro da nova gestão, Ricardo Marques.

“Embora seja de despedida, este é um momento muito feliz e de gratidão a todos os/as assistentes sociais para nós que construímos a gestão ‘Vamos Lá Fazer o Que Será’. Foi fundamental participação da nossa aguerrida categoria em nossos eventos, fortalecendo nossas comissões, os chamamentos para os atos públicos, nossas assembleias e todas as ações que o CRESS Sergipe realizou nestes últimos três anos. É impossível construir um regional forte sem estarmos juntos com a nossa base”, declarou Joana Rita, ao estender os agradecimentos aos companheiros de gestão, aos novos conselheiros, aos funcionários, assessores e prestadores de serviço do CRESS Sergipe.

Em seu discurso de posse, Dora Rosa realizou uma breve, porém profunda análise do cenário nacional, marcado por uma intensa desigualdade social, altos índices de desemprego e por reformas trabalhistas e da previdência que contribuíram para agudizar esta situação precária que o país já enfrentava.  Neste cenário, Dora fez o recorte dos rebatimentos para os/as assistentes sociais e o resultado é a intensificação da precarização das condições de trabalho.

Ela destacou que a nova gestão assume o CRESS Sergipe em um cenário de instabilidade econômica e social, de ataques severos aos direitos e de conservadorismo e do reacionarismo. “Se desnudam cada vez mais as tentativas de pôr fim ao Estado Democrático de Direitos e com ele também criminalizar a luta dos movimentos sociais e populares. O que está em curso é o aniquilamento dos direitos trabalhistas, a destruição da seguridade social e a supremacia do setor privado sobre o público”, analisou a nova presidente do conselho

“É fundamental que a nossa categoria não se fragmente, ao contrário, que ela se una nas nossas lutas, que precisam ser fortalecidas. Somente nossa união enquanto categoria profissional vai fazer com que consigamos nos sobrepor às adversidades que se aproximam do Serviço Social”, completou Joana Rita.

Palestra

Durante a palestra “Desafios para o Serviço Social Brasileiro em tempos de pandemia”, parte da programação do Dia do/a Assistente Social, Josiane Soares, presidente do CFESS (2017-2020), aprofundou a análise dos rebatimentos da crise para os/as assistentes sociais.  

“A pandemia acentua a sensação que nós, assistentes sociais, temos todos os dias quando saímos para trabalhar: a de que não temos disponíveis para nossa população os direitos sociais que são legalmente assegurados”, lamentou, destacando que as condições de trabalho da categoria já era precarizada: faltam equipamentos, condições de atendimento adequado às necessidades dos usuários, carros, insumos, etc.

“Assistentes sociais constroem as políticas [públicas] com bravura e com coragem todos os dias nas condições mais adversas e, neste momento, têm sido agentes importantes para a população para ter acesso, principalmente à informação”, completou, destacando que, apesar das dificuldades e urgências impostas pelo momento de crise, o conjunto CFESS-CRESS não recomenda a flexibilização algumas exigências da profissão.

Programação do CFESS


No turno da tarde, O CRESS Sergipe transmitiu em suas redes sociais a programação, também online e ao vivo, do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). A Live teve início com a solenidade de transição da gestão do CFESS, com uma avaliação emocionada da presidenta (2017-2020) Josiane Soares e as palavras de Beth Borges, nova presidenta, que estará à frente do Conselho Federal até maio de 2023.  Após a posse do CFESS, o conselho promoveu o debate sobre “Crise, pandemia e o trabalho dos/as assistentes sociais”, com apresentações de Elaine Behring (UERJ), Roseli Rocha (Trabalhadora da Saúde) e Kelly Melatti (Trabalhadoras SUAS).

Avaliação da gestão que se encerra

De forma breve, Joana avaliou os atos da gestão que se encerra, ressaltando que o CRESS Sergipe defendeu as bandeiras de luta, as prerrogativas profissionais e a valorização dos/as assistentes sociais. “Buscamos também o fortalecimento do nosso regional institucionalmente, principalmente no sentido de intensificar nossas ações para que ele tenha sustentabilidade financeira e administrativa para continuar funcionando de forma forte e efetiva”, avaliou.

“Deixamos para a próxima gestão a concretização do concurso público, já encaminhado pela gestão que hoje se despede do regional, mas que infelizmente por conta da pandemia, não pudemos realizar”, completou Joana, que assume como vice-presidente do regional na nova gestão.

O que esperar da nova gestão

“O coletivo que toma posse na nova gestão do CRESS atua em diversos espaços sociocupacionais, de diversas regiões do Estado. É um grupo plural que aceitou o chamado político da profissão para conduzir nossa entidade com compromisso e autonomia, a fim de fortalecer nosso projeto político e profissional, com lugar de fala garantido aos membros da gestão e à nossa base”, apontou Dora Rosa.

Ela destaca que a gestão será de defesa crítica e de enfrentamento ao conservadorismo, da organização e fortalecimento da classe trabalhadora, da defesa das políticas públicas de atenção conjunta com o CFESS, com a ABEPSS, com a ENESSO. “Estamos nesta posse assumindo o compromisso político de, além de cumprir com as obrigações legais e com os compromissos apresentados na campanha, construir também um amplo movimento em defesa da profissão, pautada nos princípios do nosso código de ética”, afirmou.

A nova presidente convidou, ainda, a base a contribuir com a gestão, participando das assembleias, comissões, conselhos de direitos, “Para enfrentarmos as adversidades, é preciso uma luta coletiva. Vamos juntos construir o CRESS que tanto almejamos”, finalizou.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br