Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Projeto Acolher é importante instrumento de ressocialização

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

O Projeto Acolher: Da Rua À Cidadania, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), tem sido um importante instrumento do município para proporcionar uma vida mais digna às pessoas que, por algum motivo, encontram-se em trajetória de rua. De janeiro a novembro desse ano, o Projeto Acolher realizou 679 abordagens de rua e 291 atendimentos na Central Permanente de Acolhimento, sendo 77 Crianças, 76 adolescentes, 107 adultos e 31 idosos.

A ideia é convencer adultos, idosos e crianças que vivem nessa situação a sair das ruas e retornar a seus lares, além de encaminhá-los aos programas sociais da Prefeitura de Aracaju. Há ainda a possibilidade de atendimento na central de acolhimento do projeto, local onde os moradores de rua ficam temporariamente.

Todos os dias, equipes de educadores sociais vão a diversos pontos da cidade para fazer os primeiros contatos com os moradores de rua, buscando sensibilizá-los para efetuar a saída gradativa daquele ambiente.

Se ficar constatado que a pessoa abordada é de Aracaju e que não tem para onde ir, ela é levada a Central Permanente de Acolhimento, mantida pela prefeitura, através da Semasc. Lá é oferecido apoio e acompanhamento psicossocial, enquanto a equipe entra em contato com a família do acolhido.

Encaminhamento

Os casos envolvendo crianças que chegam ao Projeto Acolher são encaminhados pelos Conselhos Tutelares espalhados por cinco distritos da capital. Os outros são enviados por delegacias ou chegam de forma espontânea, depois da ação da equipe que atua nas ruas de Aracaju.

Para garantir conforto, a PMA disponibiliza uma estrutura que lembra aos moradores como é estar num lar de verdade. A Central de Acolhimento tem capacidade para abrigar temporariamente até 20 pessoas, que dividem tarefas básicas, como arrumação dos quartos e cuidados com as plantas.

Fazem parte da equipe quatro educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos, que estão 24 horas à disposição da sociedade. Quando não está atuando nas ruas, a equipe fica na Central de Atendimento, localizada na rua Wendell Quaranta, 1344, bairro Suíssa. Para entrar em contato com o Projeto Acolher é só ligar para 3179-1369.

 Fonte: Site PMA

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br