Representante do CRESS/SE é novo presidente do Conselho Estadual de Assistência Social

01O assistente social Aloísio Santos foi escolhido presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) na última eleição da Mesa Diretora, realizada no último dia 31 de janeiro. O profissional representa, no CEAS, o Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região – Sergipe (CRESS/SE)

Após permanecer como vice-presidente do conselho durante um ano, o conselheiro e atual presidente do CEAS foi escolhido por aclamação pelas entidades da sociedade civil organizada que integram o conselho para liderar este que é o principal espaço de deliberação da política de Assistência Social no Estado e, assim como os demais conselheiros, atuar no sentido de exercer o controle social, fiscalizando as ações do poder executivo voltadas para os usuários.

Paritário, o CEAS é formado por nove representantes do poder público estadual e outros nove da sociedade civil organizada: entidades não-governamentais que atuam no campo da assistência social, entidades dos Trabalhadores do SUAS e representantes dos usuários.

Como trabalhador do Sistema Único da Assistência Social, Aloísio Júnior reafirmou o compromisso de realizar uma gestão totalmente coletiva, com ampla democracia interna e intensos debates. Ele explica que o intuito é fortalecer a sociedade civil na gestão do CEAS, priorizando as pautas dos usuários, dos trabalhadores do SUAS e das entidades não governamentais.

Não vamos permitir que o Poder Público Estadual e o Conselho Nacional de Assistência Social ditem as prioridades do Conselho Estadual. Quem conhece nossa realidade somos nós, que atuamos no cotidiano das políticas públicas, ou seja, trabalhadores e usuários dos serviços”, explicou o novo presidente.