RETA FINAL DE 2011 É MARCADA POR REUNIÕES E MUITO TRABALHO PARA CONSELHEIROS E FUNCIONÁRIOS DO CRESS-SE

A última semana de 2011 foi marcada por intensa movimentação no Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/SE – 18ª Região.

As reuniões tiveram como principal objetivo resolver pendências administrativas, discutir procedimentos técnicos, avaliar as ações desenvolvidas pelo regional no ano de 2011 (em especial, nos sete meses e meio da nova gestão) e construir o planejamento que deve nortear as ações do CRESS/SE em 2012.

No dia 26/12, segunda-feira, os conselheiros participaram da reunião ordinária de Diretoria, onde homologaram processos que requeriam inscrição originária no CRESS/SE; analisaram as propostas de contratação de novas assessorias, contratos e manutenção de serviços; ações de conscientização dos profissionais que ainda não se encontram quites com as anuidades do CRESS; propostas de revisão de documentos e resoluções internas; além de outras temáticas importantes que foram incorporadas no que ocorrer, o que levou a reunião a ter seu término por volta das 20 horas.

Reunião com membros da Comissão de Inscrição

Já no dia 27/12, terça-feira, foram realizadas duas reuniões, a reunião da Comissão de Inscrição, no final da manhã, onde se discutiu a necessidade de rever alguns procedimentos acerca de documentos e outras medidas necessárias para a melhoria dos processos de inscrição.

Conselheiros presentes à Reunião de Pleno

À tarde, às 14:30 horas, foi realizada a reunião ordinária de Pleno, na qual os conselheiros tiveram mais de 30 pontos de pauta para serem discutidos e resolvidos, além do que ocorrer para ser inserido ao debate. Na reunião de Pleno destacaram-se temas como a necessidade de melhorias na atual sede do CRESS; balancetes econômicos do regional; ações pró-sede própria do CRESS; Semana do Assistente Social; análises de ofícios externos, entre outros.

Reunião da Diretoria do CRESS com seus funcionários

Para a presidente do CRESS/SE, a conselheira Vera Núbia Santos “A atual do CRESS, em 2011, dedicou-se, primordialmente, a preparar-se para fazer uma travessia do que estava para o que queríamos estar. Nesse sentido, retomou as comissões existentes e também implantou outras comissões, com base na proposta de campanha; buscou elementos para uma gestão mais dinâmica e, ao mesmo tempo, amparada no princípio da coletividade, abrindo-se para os desafios da gestão compartilhada. Ao mesmo tempo, buscou aproximar-se mais dos profissionais, no sentido de estabelecer um diálogo frutífero, a partir da própria avaliação feita pelos profissionais sobre o CRESS/SE. Considero que se trata de um novo tempo, necessário para fortalecer a entidade”, registrou a Presidente do CRESS/SE.

No dia 29/12, quinta-feira, último dia de expediente do CRESS/SE, foram realizadas mais duas reuniões, sendo às 08 horas a reunião da Comissão de Políticas Públicas e Controle Social, onde foram avaliadas as participações dos conselheiros e profissionais que representam o CRESS/SE em diversos conselhos de direitos e de políticas públicas no estado de Sergipe e; propostas de ampliação de postos de trabalho em áreas públicas (educação, segurança pública, defensoria, etc.) para assistentes sociais. Às 11 horas iniciou-se a reunião da diretoria com os funcionários do CRESS/SE. Dentre os principais temas discutidos estavam as propostas de reajuste dos salários; a melhoria no fluxo de atendimento aos profissionais da base; a possibilidade de implementação de um horário alternativo de funcionamento do CRESS/SE para atendimento a profissionais, entre outros assuntos.

Funcionários do CRESS/SE avaliam as ações da atual gestão e os seus impactos para o regional e o Serviço Social em Sergipe

Para a Agente Fiscal do CRESS/SE, Lilian Silva, funcionária do CRESS/SE há 18 anos, “A atual gestão vem a agregar a contribuição das gestões anteriores. A potencialização das ações de competência da entidade tem sido o seu eixo norteador. O atendimento ao público tem sido alvo de discussão nas reuniões administrativas com os servidores, com o objetivo de reestruturar os procedimentos administrativos, estabelecer prazos para o aperfeiçoamento do atendimento do CRESS às demandas da categoria,  e proporcionar maior celeridade aos processos administrativos”, concluiu Lilian.

De fato, ainda há muito que ser feito, mas, após um primeiro momento de ajustamento de procedimentos, reconhecimento das demandas institucionais, melhorias em pontos estratégicos de funcionamento, identidade e visibilidade do CRESS/SE, a atual gestão avalia que será possível dar para a categoria profissional mais e melhores respostas em relação a suas demandas e anseios coletivos. Todavia, vale sempre ressaltar que estes avanços não serão conquistados de forma individual, isolada e que os esforços terão que ser de toda a categoria, como, desde o início, propõe à atual gestão do CRESS/SE em seu nome, o de “Unir Forças para Avançar nas Lutas”.

Por fim, a Presidente do CRESS/SE, Vera Núbia Santos, conclui a avaliação das ações desenvolvidas pelo CRESS, em 2011, com o seguinte pensamento do poeta Fernando Pessoa,

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”

Um Ano Novo repleto de muita paz, saúde, trabalho e conquistas para todos(as) os(as) Assistentes Sociais em Sergipe.

Gestão: “Unir Forças para Avançar nas Lutas” (2011-2014)