Secretaria Estadual de Saúde recomenda aos gestores municipais inclusão de trabalhadores do SUAS na vacinação contra a Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recomendou aos gestores municipais a inclusão de trabalhadores/as do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na vacinação contra a Covid-19. Essa é mais uma vitória para os trabalhadores que continuam atuando durante o período de pandemia. O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) faz parte dessa conquista, ao solicitar a vacinação através de ofícios e reuniões virtuais com a Secretaria de Estado da Saúde e outros órgãos.

Essa foi uma luta conjunta entre o CRESS-SE e diversos segmentos e entidades de classe, como o Fórum dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Sergipe (FETSUAS/SE) e as entidades que compõem o Fórum, a qual o CRESS faz parte; o Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) e também a Secretaria de Estado da Assistência Social (SEIAS).

⏭️ Confira a linha do tempo da luta em prol da vacinação dos/as trabalhadores/as do SUAS:

✅ 06/01/21
O CRESS Sergipe encaminhou o primeiro ofício em janeiro deste ano para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), para a Prefeitura de Aracaju e para a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) solicitando que os/as profissionais de Serviço Social e demais trabalhadores da política de assistência social fizessem parte do grupo prioritário da vacinação contra a covid-19.

✅01/04/21
Em abril, os conselheiros do CRESS Sergipe participaram de uma reunião virtual com a secretária de Estado da Inclusão e da Assistência Social, Lucivanda Nunes, e com a equipe da SEIAS para discutir e solicitar a vacinação contra a covid-19 aos profissionais da Assistência Social de Sergipe.

✅ 17/05/21
Juntamente com o Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) e cerca de 55 gestores municipais e outros órgãos, o CRESS-SE também se reuniu em maio deste ano, em reunião virtual com o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), Des. Edson Ulisses Melo, para somar esforços no sentido de incluir os/as trabalhadores/as do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19.

✅ 28/05/21
CRESS-SE realiza reunião virtual com a secretária de Estado da Saúde (SES), Mércia Feitosa, para solicitar a inclusão de todos/as trabalhadores que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19. O Regional ficou responsável por realizar levantamento dos/as trabalhadores/as do SUAS que ainda não foram vacinados, para encaminhar posteriormente à SES.

✅ 02/06/21
O Fórum dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Sergipe (FETSUAS/SE), que tem o CRESS-SE e outras entidades como integrantes, realiza Ato Público “Em Defesa da Vacinação dos Trabalhadores do SUAS”, em frente ao Palácio do Governo, localizado na Avenida Adélia Franco, em Aracaju. A reportagem sobre o Ato foi divulgada na TV Atalaia.

✅ 07/06/21
CRESS-SE envia ofício à SES com a lista de trabalhadores/as do SUAS de Sergipe que já foram vacinados e que ainda não foram vacinados por município.

✅ 15/06/21
Participação na reunião virtual do FETSUAS-SE com a Secretária Estadual da Saúde, Mércia Feitosa, e com deputado estadual Iran Barbosa.

✅ 20/06/21
Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância em Saúde, emite Nota Técnica orientando os gestores municipais a incluírem os/as trabalhadores do SUAS na vacinação.

A todo momento, o CRESS vem buscando informações sobre os municípios sergipanos que já realizaram a vacinação contra a covid-19 dos/as profissionais que atuam no Sistema Único da Assistência Social (SUAS).