Semana do Assistente Social é marcada por ações do CRESS em Sergipe

Programação vai de 13 a 15 de maio e inclui Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Aracaju, palestras, apresentação de trabalhos acadêmicos

O Dia 15 de maio é o Dia Nacional do Assistente Social. Para marcar a passagem data, o Conselho Regional do Serviço Social 18a. Região/Sergipe realiza, entre os dias 13 e 15 de maio, a “Semana do/a Assistente Social”. A atividade contará com vasta programação, que inclui Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Aracaju, palestra com a professora da UFRJ, Yolanda Guerra, apresentação de trabalhos acadêmicos e confraternização da categoria.

Com o tema “Profissional de luta, profissional presente!”, o evento integra uma série de ações realizadas em todo o país pelos Conselhos Regionais e Federal de Serviço Social e discutirá o papel do Assistente Social na implementação de políticas públicas de seguridade social e na garantia dos direitos humanos. O tema é escolhido durante o Encontro Nacional do conjunto CFESS/CRESS, realizado anualmente.

A presidente do CRESS/SE, Itanamara Guedes, explica que a Semana do/a Assistente Social é um espaço de formação acadêmica e política. “Este é um momento em que discutirmos questões referentes ao fazer profissional e às nossas condições de trabalho, compreendendo que o Assistente Social é um trabalhador assalariado e, portanto, sofre todos os rebatimentos do processo da reestruturação produtiva do capital e da ideologia Neoliberal”, frisa Guedes.

Neste sentido, explica a presidente do CRESS, a Semana do/a Assistente Social em Sergipe pretende ainda fortalecer a campanha “Na Luta pelo Fortalecimento do Serviço Social”, lançada em novembro do ano passado pela instituição com o intuito de fortalecer a organização dos assistentes sociais enquanto categoria.

Entre as principais pautas da campanha estão a defesa do cumprimento da Lei 12.317/2010, que regulamenta a carga horária de 30 horas de trabalho semanais para os assistentes sociais, a luta pela aprovação do PL 5278/2009, que cria o piso salarial da categoria e a defesa de mais concursos públicos para a área.

Programação

Na quarta-feira, 13 de maio, pesquisadores e profissionais do serviço social apresentam trabalhos acadêmicos sobre temas relacionados à natureza e ao exercício da profissão, à democracia, direitos humanos, seguridade social, comunicação e cultura. As apresentações terão início às 14h30 e seguem até às 17h e retornam às 19h até as 21h e acontecem na Sociedade Semear, localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, 148, Bairro São José.

A programação da Semana do/a Assistente Social prossegue na quinta-feira, 14, quando a categoria se reúne no CIC, a partir das 9h, para participar da abertura oficial do evento. Na ocasião, será realizada a palestra “Profissional de luta, profissional presente!”, ministrada pela assistente social, mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro,Yolanda Guerra.

Assistentes Sociais na Câmara de Vereadores

Os trabalhadores do Serviço Social participarão ainda da Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Aracaju em homenagem ao Assistente Social, no projeto Tribuna Livre. Ainiciativa é do vereador Iran Barbosa, em parceria com o CRESS, e tem início às 9h. Na ocasião, será debatido o tema “60 anos do Serviço Social em Sergipe: Avanços e Desafios no atual contexto da crise do capital” pela presidente do CRESS/SE, Itanamara Guedes. Também estarão presentes para discutir o tema a diretora do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) Josiane Santos e a presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe (Sindasse), Rosely Anacleto.

A semana do/a Assistente Social será encerrada com uma confraternização dos profissionais e convidados, a partir das 20h, na sede cultural do SINDIJUS, localizada na Rua Arauá, 168, Centro. A festa será animada por André Noveas e Trio Pé de Serra.