Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Seminário sobre Organização Sindical acontece nos dias 30 e 31/10

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

O Seminário Nacional de Serviço Social e Organização Sindical, que vai ocorrer no Rio de Janeiro (RJ), tem nova data para acontecer: dias 30 e 31 de outubro. O local também está definido: o Clube do América, localizado na Tijuca.

As inscrições serão gratuitas e começam na próxima quarta-feira, 26 de setembro, por meio de  link a ser disponibilizado na parte central do site do CFESS. Assistentes sociais, estudantes de Serviço Social e profissionais de outras áreas poderão se inscrever. As vagas são limitadas de acordo com local do evento, que tem capacidade para 1000 pessoas.

Um pouco mais sobre o Seminário

O seminário sobre Serviço Social e Organização Sindical cumpre a deliberação aprovada no 40º Encontro Nacional (2011) de “estimular, em nível nacional e regional, o debate sobre a questão”. A realização é do CFESS e do CRESS-RJ.

Uma das propostas do evento é recolocar o debate sobre o tema de forma mais ampla para a categoria que, de acordo com a pesquisa “Assistentes Sociais no Brasil” (CFESS, 2005), possui índice de sindicalização inferior à média geral da classe trabalhadora brasileira.

A história da organização sindical da categoria também será tema do Seminário e a ideia é trazer experiências de organização sindical de assistentes sociais nos últimos anos.

“Assistente social é trabalhador/a assalariado/a, e está sujeito/a a todos os constrangimentos que a classe trabalhadora vive. Por isso, precisamos somar forças com as lutas gerais da classe trabalhadora, que são historicamente conduzidas pelo movimento sindical”, explica o presidente do CRESS-RJ, Charles Toniolo.

A articulação de assistentes sociais e do Conjunto CFESS-CRESS com outros sujeitos coletivos na defesa da emancipação da classe trabalhadora e sua organização sindical são outros pontos a serem abordados no seminário.

Segundo a presidente do CFESS, Sâmya Ramos, este é um debate que vinha sendo provocado já há algum tempo pela categoria, mas que ganhou forças com o crescente quadro de empregos precarizados de assistentes sociais, bem como o desrespeito de diversos órgãos à Lei 12.317/2010, que estabeleceu a jornada máxima de trabalho da categoria em 30 horas semanais sem redução salarial. “Essa conjuntura capitalista perversa, que intensifica a violação de direitos, coloca para a categoria a necessidade de ampliar sua organização sindical por ramo, na perspectiva da maior unificação e fortalecimento das lutas da classe trabalhadora”, destaca.

Anote em sua agenda!

Seminário Nacional Serviço Social e Organização sindical

Data: 30 e 31 de outubro de 2012

Local: Clube do América – Rua Campos Sales, 118, Tijuca. Rio de Janeiro (RJ)

Inscrições gratuitas: a partir de 26 de setembro, às 16h, SOMENTE pelo site do CFESS (link ainda não disponível)

Vagas limitadas

Dúvidas pelo e-mail: seminario@cfess.org.br

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS

Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014

Comissão de Comunicação

Rafael Werkema – JP/MG 11732

Assessor de Comunicação

comunicacao@cfess.org.br

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br