Simão Dias receberá novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Simão Dias será a próxima cidade a receber um novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O município é um dos 24 contemplados pelo co-financiamento federal para expansão dos serviços socioassistenciais e, de acordo com a coordenadora da Proteção Social Especializada da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Cláudia Itatiana Santos, a ampliação considera, dentre outros fundamentos, a instituição pelo Decreto nº 7.179, de 20 de maio de 2010, do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.

“A ampliação dos serviços de proteção especial é necessária para reduzir a vulnerabilidade social. Simão Dias já tinha uma demanda específica para a violação de direito, violência sexual, entre outras. A expansão do Creas para Simão Dias veio a partir de um decreto do Governo Federal para combater o crack e fortalecer a rede de atendimento”, destacou.

Segundo Cláudia, além do financiamento federal, o Governo do Estado vai doar o antigo Espaço de Cultura e Convivência Social (Eccos), que foi completamente reformado, para o funcionamento do novo Creas, num investimento de R$ 75.724,23 oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai investir mais R$ 100 milhões na ampliação dos Cras e Creas, além do atendimento a jovens que cumprem medidas socioeducativas. O Estado de Sergipe irá investir R$ 3,6 mi no trabalho de combate ao crack, dos quais meio milhão de reais serão aplicados em ações conduzidas pela Seides.

A diretora de Políticas e Programas de Desenvolvimento Social da Seides, Sônia Lima, relatou que o centro social irá oferecer atendimentos às pessoas de todas as idades com tratamento psicológico, educação social e visitas familiares para atender às famílias com problemas como uso de drogas, violência doméstica, jovens que cometeram atos infracionais, casso de prostituição, etc.

“Este Centro vai oferecer suporte a muitas famílias e jovens que realmente precisam do apoio do Estado para viver em melhores condições”, disse Sônia. As atividades de inclusão produtiva desenvolvidas pela Seides no antigo Eccos Simão Dias passarão a ser desenvolvidas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.

Fonte: SEIDES